A rua de Cedofeita onde há francesinhas, pregos e bolos

Na Rua da Torrinha ainda reinam as antiguidades, mas abre-se também espaço a que surjam novas casas de doces, petiscos e pratos típicos, para matar a fome, a gula, e pelo caminho, comprar uma t-shirt original.

Começou a ganhar forma no início do século XIX, altura em que era chamada de Rua do Priorado. Mais tarde, tomou o nome atual, que foi buscar a um casal detentor de parte das terras por onde a rua abriu caminho, segundo conta Eugénio Andrea da Cunha Freitas em «Toponímia Portuense».

Hoje, é delimitada a oriente pela movimentada Rua de Cedofeita e encabeçada pelo Colégio Liverpool, e pouco mais de meio quilómetro em íngreme descida, ergue-se a poente, no Largo Alexandre Sá Pinto, a escola Industrial Infante D. Henrique, criada em 1884. Pelo caminho somam-se as lojas de antiguidades e decoração de interiores, as de roupa em segunda-mão e moradas mais recentes, com sabores da cidade ou que atravessam o oceano. Escondida entre outras mais afamadas, a Rua da Torrinha esconde os seus segredos, que valem bem uma longa visita, e ao fazer a caminhada pelo destino conhecem-se novas portas pela viagem.

Pedreiro

No Largo Alexandre Sá Pinto, em frente à escola industrial, está instalada uma estátua em bronze de homenagem ao pedreiro, da autoria de Henrique Moreira e datada de 1933. A escultura já esteve colocada no jardim da Cordoaria.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

A nova pastelaria de Cedofeita tem brownies especiais
O bar de rock em Cedofeita onde há petiscos noite dentro
Porto: Há uma rua escondida entre a Cedofeita e Aliados com uma nova vida

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend