Porto: Rua escondida entre Cedofeita e Aliados tem uma nova vida

Bares, cafés, restaurantes e um centro comercial são os novos pontos de encontro na Rua de José Falcão, no Porto, que se distingue também por ter edifícios históricos, singulares na sua arquitetura.

A antiga rua de D. Carlos, abundante em livrarias e escondida entre a movimentada Cedofeita e a turística Avenida dos Aliados, tem vindo a ganhar uma nova vida, como artéria central do movimento citadino.

É hoje nomeada de Rua de José Falcão, em homenagem ao professor e político republicano do século XIX, e entre casas que em tempos acolheram outros afazeres, surgem novos espaços de convívio e partilha, para amantes de bem comer, beber, ou simplesmente desfrutar um momento de pausa ao longo do dia.

É aqui, por exemplo, que num edifício classificado como Património Artístico e Arquitetónico pela Câmara do Porto, onde antes se instalou a Associação Cristã da Mocidade, funciona hoje um ateliê de alfaiate, mantendo as divisões e pormenores arquitetónicos originais.

Mais acima, as Galerias Lumière são exemplo de uma construção bem mais recente, morada de um centro comercial que acolhe concept stores e novos recantos gastronómicos, ideais para uma fuga na hora de almoço.

No fim da rua salta à vista a fachada do antigo armazém/mostruário da Fábrica de Cerâmica das Devesas, de estilo neoárabe, com arcos e azulejos de cores fortes, e onde hoje funciona o restaurante Comme Ça, de cozinha portuguesa com um toque francês.

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto: três lojas – uma nova – para comprar sapatilhas
Porto: 6 ideias para aproveitar o fim de semana
Porto: Abriu um bar na Trindade só para o Mundial




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend