Do Porto a Setúbal: estas cidades têm treinos ao ar livre em parques e jardins

Um pouco por todo o país há profissionais que dão treinos ao ar livre, em parques e jardins. (Fotografia: DR)
Os treinos fora dos ginásios, feitos em parques e lugares bonitos onde o distanciamento social pode ser praticado facilmente, estão a prosperar. Pelo país encontram-se treinos funcionais, bootcamps, aulas de pilates e mais, que se realizam sob todas as condições de segurança e higiene exigidas. Além de porem o corpo a mexer, são uma ótima desculpa para sair de casa.

BRAGA
Carolina Rocha
Treino Fitness Outdoor

Treinos ao ar livre de pilates, cardio, localizada e funcionais, em lugares bonitos de Braga, e a preços low-cost é o que oferece Carolina Rocha, há cerca de um ano. A ideia é proporcionar um serviço acessível a todos, sejam aulas em grupo ou sessões de treino personalizado, que arrancam nos 12 euros. As aulas têm lugar no belíssimo Parque da Ponte ou no Complexo Desportivo da Rodovia, aos domingos e feriados de manhã. Em breve, estão previstas aulas à noite, com música e iluminadas por tochas.

Web: facebook.com/crTFO
Preço: 2 euros (aula de grupo); 12 euros (aula individual); 8 euros (aula para duas pessoas); 6 euros (aula para três pessoas ou mais)

(Fotografia: DR)

 

VILA DO CONDE
Henrique Campos
Puro Treino

A nau quinhentista e um parque com vista para os arcos do aqueduto do Convento de Santa Clara são alguns dos bonitos lugares que acolhem as sessões de exercício físico em grupo da Puro Treino. A ideia de Henrique Campos é que os alunos aproveitem o ar livre e os espaços bonitos vila-condenses, enquanto se exercitem, o que explica o mote “Transpire Natureza”. Os treinos são funcionais, baseados em padrões de movimento, como saltar, puxar e correr. Apesar de ausência de máquinas, pretende-se que haja um grande gasto calórico, e para isso recorre-se a equipamentos como o sistema de treino TRX, fitball e bolas medicinais, halteres, bandas, kettlebell, corda naval, barra olímpica, barras paralelas, argolas, elásticos e minitrampolins.

Web: purotreino.pt
Preço: 35 euros por mês (aulas de grupo, 3 vezes por semana); 25 euros (treino individual; duas aulas de grupo incluídas); 35 euros (treino para duas pessoas; duas aulas de grupo incluídas)

(Fotografia: DR)

 

PORTO
Várias modalidades
Câmara Municipal do Porto

Dois dos programas desportivos da Câmara Municipal do Porto regressaram há duas semanas, gratuitos, mas com lugares limitados e inscrição obrigatória. O programa Dias com Energia oferece aulas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose, agora em quatros parques da cidade – Jardins do Palácio de Cristal, Parque da Cidade, Parque Oriental e Parque da Pasteleira -, ao sábado e ao domingo. Já o Domingos em Forma, um programa focado no exercício físico e caminhadas, deixa de ser quinzenal, passando agora a acontecer todos os domingos, entre as 10h e as 11h, no Parque Oriental do Porto. Extinguiu-se a parte inicial do programa, no Pavilhão do Lagarteiro, bem como o transporte gratuito entre a Estação de Campanhã e o pavilhão. O ponto de encontro passa a ser a entrada principal do parque.

Web: agoraporto.pt
Preço: aulas gratuitas, mas com inscrição obrigatória

(Fotografia: DR)

 

PORTO
Carlos e Nuno Freitas
Workio

Aulas de treino militar (bootcamp) em diferentes espaços verdes do distrito do Porto é uma das propostas da Workio, além da ginástica laboral, dos exercícios de team building e do serviço de personal trainer. Os bootcamps acontecem ao fim de semana e agora, devido ao aumento das inscrições, vão arrancar também à semana, sempre ao final do dia. Muitos dos exercícios são feitos com o peso do corpo, mas halteres, garrafões e sacos de arroz trazidos pelos alunos são uma hipótese para quem quiser incluir mais peso. Resistência, força, agilidade e trabalho de grupo é o que sai reforçado no fim de cada aula, explica Carlos Freitas, cofundador da Workio, ao lado de Nuno Freitas. Quem não sabe se isto é para si, pode experimentar a primeira aula gratuitamente.

Web: Facebook – Workio
Preço: 22,5 euros (5 aulas); 6,5 euros (aula avulso)

 

LISBOA E PORTO
Várias modalidades
Ginásio Outdoor

O Ginásio Outdoor, lançado pela SC Fitness, uma marca da Sonae, está a funcionar na cobertura dos centros comerciais NorteShopping e CC Colombo, de segunda a sexta. Há mais de 200 aulas, com a duração de meia hora, de modalidades como RPM, Body Pump, Body Combat, Body Attack, Pilates, Body Balance. Os sócios activos das marcas SC Fitness (Solinca, Pump e One) têm acesso gratuito às aulas, que exigem marcação prévia. Quem não for sócio ativo SC Fitness poderá adquirir aulas avulsas.

Web: ginasio-outdoor.pt
Preço: 2 euros (cada aula)

 

LISBOA
André Sousa e João Magalhães
Outduros

Na Outduros “não se vende a ideia de corpo perfeito”, mas sim fomenta-se “o gosto pela prática desportiva”, com treinos ao ar livre, em diferentes zonas de Lisboa, conta André Sousa, que fundou a Outduros, ao lado do amigo João Magalhães. A Outduros adaptou-se aos novos tempos deixando temporariamente os exercícios feitos entre os alunos (na foto) e permitindo-lhes fazer as aulas dadas ao ar livre, em casa, graças à transmissão em direto. Nas aulas ao ar livre, que acontecem ao final do dia, às segundas, quartas, sextas e sábados, faz-se “tudo o que se possa fazer com o peso corporal” e tira-se proveito da “geografia do local” e do mobiliário urbano. São dadas várias adaptações e progressões para cada exercício, portanto todos são bem-vindos, e a primeira aula é gratuita.

Web: instagram.com/outduros_
Preço: 30 euros por mês (aulas presenciais e online); 20 euros por mês (aulas online)

(Fotografia: DR)

 

SETÚBAL
Miguel Revés
Treino no Park

No dia 1 de junho, o Treino no Park voltou a sair à rua. Depois de umas semanas a dar treinos em casa, Miguel Revés retomou a programação habitual de aulas ao ar livre, no Parque da Vila (Quinta do Conde), no Parque Augusto Pólvora (Sesimbra) e no Parque de Vanicelos (Setúbal). O professor de Educação Física baseia-se sobretudo no treino funcional e no treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade), e garante que qualquer pessoa, a partir dos 15 anos, pode participar nestas aulas de 50 minutos.

Web: treinonopark.wixsite.com/reservas
Preço: 20 euros (8 aulas); 12 euros (4 aulas); 4 euros (aula avulso)

(Fotografia: DR)

 

Material
Sempre que possível, e caso seja necessário, sugere-se que os alunos levem o seu próprio equipamento para que haja o mínimo de contacto e partilha possível.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend