Dias de romaria em Ponte de Lima

A centenária romaria das Feiras Novas está de regresso a Ponte de Lima. A vila já está preparada para a sua maior festa do ano, que vai decorrer entre 4 e 9 de setembro.

O que hoje é já tradição iniciou-se por decreto régio. Foi em 1826 que D. Pedro IV deu autorização para a realização da festa, depois de a população ter pedido para realizar três dias de feira durante as festas dedicadas a Nossa Senhora das Dores. Depressa ficou conhecida como Feiras Novas para a diferenciar da feira quinzenal.

A vila prepara-se para receber milhares de visitantes, como é habitual todos os anos, e, além do programa recheado de música popular – com muitas concertinas, zés-pereiras, cantares ao desafio, fados, bandas filarmónicas, folclore e tunas – realizam-se os famosos cortejos etnográfico (dia 7, às 16h) e histórico (dia 8, 15h30) e uma procissão em honra de Nossa Senhora das Dores (dia 9, 16h30). Os apaixonados por cavalos poderão assistir à corrida de garranos, o cavalo autóctone da região (dia 7, às 16h30), com exemplares minhotos e galegos.

Além de se poder aproveitar a festa rija, quem for a Ponte de Lima pode usufruir ainda de comida regional de excelência nos muitos restaurantes e tasquinhas da região e dos aromáticos vinhos desta sub-região dos verdes. É o sagrado e o profano em harmonia para seis dias de festividades.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend