Convento dos Capuchos, em Sintra, vai ter visitas noturnas pela primeira vez

O Convento dos Capuchos em Sintra vai estar aberto à noite. (Fotografia: PSML)
O Convento dos Capuchos, que reabriu ao público em agosto de 2020 após obras de conservação e restauro, vai receber visitas noturnas pela primeira vez, no dia 16 de abril.

No próximo dia 16 de abril, o Convento dos Capuchos, gerido pela Parques de Sintra – Monte da Lua na serra de Sintra, vai abrir ao público à noite, pela primeira vez, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (que se assinala dia 18 de abril).

Segundo aquela empresa gestora dos monumentos e parques sintrenses, as visitas ao Convento dos Capuchos – que foi alvo recente de obras de conservação e restauro – serão acompanhadas por um guia e terão a duração de 30 minutos. Haverá 14 horários, entre as 18h e as 21h45.

As visitas começam no Terreiro das Cruzes e levam à descoberta da casa conventual que foi construída no meio da serra em 1560 a mando de D. Álvaro de Castro – conselheiro de estado de D. Sebastião -, para acolher a vida de culto, peregrinação e recolhimento dos frades franciscanos.

Este era um sítio onde os frades procuravam o “aperfeiçoamento espiritual através do afastamento do mundo e da renúncia aos prazeres associados à vida terrena”, pelo que foi construído com “notável pobreza”, à base de pedra granítica e cortiça (muito usada no revestimento e na decoração).

(Fotografia: PSML)

O convento é composto por capela, refeitório, coro alto, corredor das celas e uma biblioteca, entre outras dependências. Segundo a Parques de Sintra, “a atmosfera de fim de tarde e noturna” das visitas vai potenciar “a perceção destas vivências”, sendo reforçada pela iluminação minimalista do espaço.

Cada sessão de visita estará limitada a 5 pessoas no máximo. O ponto de encontro é no terreiro das Cruzes, a cerca de 300 metros da entrada, pelo que os participantes devem chegar 15 minutos antes da hora que consta no bilhete. Os ingressos só estão à venda online, a preços entre os 7 euros (adultos) e os 5,50 euros (jovens e séniores).

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend