Acampar em Manteigas na serra em estado puro

Parque de Campismo Rural e Vale de Beijmes (Fotografia: Miguel Pereira da Silva/GI)
É num dos vales mais escondidos da Serra da Estrela que se encontra o Parque Campismo Rural Vale do Beijames. Sem luxos mas com todas as condições, o parque propõe uma estadia em harmonia com a natureza.

José Maria Saraiva quis abrir um parque de campismo “o mais primitivo possível”, afirma. “Toda a minha vida lidei com a montanha e a montanha comigo”, diz o proprietário do Parque Campismo Rural Vale do Beijames, aberto há quatro anos, na Serra da Estrela.

Sendo natural de Manteigas, conhece bem a serra e as suas maravilhas. “Estou profundamente inserido no espírito do campismo e do montanhismo desde que me conheço”. Por isso escolheu este vale, ainda em estado bastante “puro e selvagem”, por onde passa o rio Beijames, para instalar o parque. Apesar de estar “num espaço rural profundo, não é isolado”, diz. Em alguns minutos de carro, chega-se às localidades mais próximas, e também se está a 15 quilómetros de Manteigas e da Covilhã.

O parque “é muito arborizado, com mais de 70 espécies de árvores, entre carvalhos, freixos, bétulas, cedros do Atlas, pinheiros mansos ou faias”, conta. Além disso, passa ali o rio Beijames, que permite banhos. E a partir daqui, pode-se fazer várias caminhadas utilizando as “veredas” da serra. “Eu não gosto de lhe chamar trilhos. Aqui sempre se chamaram veredas, caminhos antigos, utilizados pelos pastores”, diz.

O parque tem espaço para tendas e caravanas – de momento devido à limitação por causa da covid 19 só pode receber até 30 campistas – e é necessário fazer reserva prévia.

VISITAR A BUREL FACTORY
Burel é um tecido de lã usado tradicionalmente para fazer capas para os pastores da Serra da Estrela (e não só). Nesta fábrica em Manteigas, que remonta a 1947 e foi recuperada em 2010, é possível conhecer o processo de fabricação deste tecido e ainda adquirir produtos na loja. Entre eles, mantas, capas, casacos, camisas, botas, cachecóis ou mochilas.

Burel Factory

PETISCAR NA CASA DO CLUBE
Quem quiser aproveitar e dar um passeio longo pela serra, pode dirigir uns 40 minutos até Cortes do Meio. Aqui, além de toda a beleza natural, encontra-se a Casa do Clube. Neste bar de vinhos e petiscos não faltam produtos locais, como queijo, chouriça de javali, ovos mexidos com farinheira e espargos, a tradicional feijoca, entre outras propostas.

Morada
Caminho Municipal 501, Km 4 Vale de Amoreira
Telefone
275924148


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua de Benguela, 4, Manteigas
Horário
Visitas guiadas: de segunda a sexta, das 11h às 16h. Sábado, às 11h. Encerra domingo. Loja: de segunda a sexta, das 10h00 às 17h. Sábado, das 10h às 13h.


Info
Loja de Lisboa: Rua Serpa Pinto, 17A Loja do Porto: Rua Mouzinho da Silveira, 83
GPS
Latitude : 40.3992959
Longitude : -7.5428951
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua dos Castros, Penhas da Saúde
Telefone
275324157
Horário
Das 12h às 24h. Encerra à segunda e à terça.


GPS
Latitude : 40.30815456169612
Longitude : -7.547560729222115
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend