Leve os mais pequenos a fazer cascatas de São João

(Fotografia de Paulo Jorge Magalhães/GI)
A duas semanas da festa de São João, a tradição já se faz cumprir pela cidade e pela Fundação José Rodrigues, que convida as famílias a fazerem uma cascata sanjoanina ou a embelezarem-na.

Manjericos, um martelo ou um barco de apanha da sardinha. O que é preciso é ser criativo nesta atividade que a Fábrica Social – Fundação Escultor José Rodrigues, na Fontinha, propõe aos mais novos até ao final do mês. Aos fins de semana, das 14h00 às 18h00, a instituição vai montar a sua Cascata na Hora, uma banca com diferentes materiais que as crianças vão poder utilizar para fazer as suas próprias construções.

«As cascatas são presépios de verão, dirigidos a São João, e inspirados nas festas populares. Têm normalmente a figura do santo, do rio, do casario e são muito coloridas», explica Ágata Rodrigues, filha do escultor e atual responsável pela fundação. Este ano, fez cumprir o desejo do pai e a visão que este tinha para a Fábrica Social, pelo que as galerias estão neste momento totalmente dedicadas a São João, com trabalhos da comunidade.

Para ver, há uma exposição de 18 pequenas cascatas de várias escolas e associações do Porto, que contrastam com o tamanho do «São João Grandão», um conjunto de esculturas inspiradas nos símbolos dos santos, executadas pelo curso de Artes Plásticas da Escola de Educação do Porto. E, claro, peças de José Rodrigues, apaixonado pela cidade e por esta sua tradição. São elas um desenho do santo em vinil e uma escultura de um anjo com o Porto de fundo. Que comecem as festas!

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Fábrica Social, Porto
Telefone
223395120


Info
porto
GPS
Latitude : 41.1557314
Longitude : -8.606488000000013


CONTEÚDO PATROCINADO