Cinema em 360 graus para ver no Planetário de Espinho

Cinema em 360 graus para ver no Planetário de Espinho
Nem tudo no planetário se resume à astronomia. Até ao final de setembro, os miúdos podem assistir a sessões de cinema imersivo na cúpula de 360 graus, às sextas e sábados. Este mês, o filme é sobre o concurso real Google Lunar Xprize, promovido pela empresa do motor de busca.

Aterrar uma sonda não tripulada na Lua, percorrer 500 metros à superfície lunar e transmitir tudo em imagens de alta definição para a Terra. O desafio é real e foi lançado há dez anos pela Google a empresas privadas que quisessem submeter-se ao concurso Google Lunar Xprize. O valor inicial do prémio era de 30 milhões de euros, mas acabou por diminuir à medida que o prazo para chegar à lua com uma sonda robótica aumentou: primeiro falava-se de 2014, mas a atual data é que a nave descole da Terra até ao final deste ano.

O que tem este concurso em comum com o Planetário de Espinho? É que o centro de astronomia está a transmitir Voltar à Lua, um filme sobre o concurso produzido pela NSC Creative, empresa especializada em sessões 360º. A cúpula do planetário é, assim, o elemento-chave desta sessão de cinema imersivo que acontece todas as sextas e sábados até ao final de setembro (excepto dias 22 e 23).

A iniciativa começou em junho e o objetivo é mostrar que «os planetários estão longe de se dedicarem apenas à astronomia», segundo a monitora Elsa Moreira. «Queremos também mostrar que este é um tipo de cinema que existe, em que o público não tem de usar óculos 3D nem nada», acrescenta ainda, continuando: «O Voltar à Lua explica aos visitantes como fomos ao astro pela primeira vez e os testemunhos de quem está a lutar por este prémio, em diferentes países». Resta saber quem vai ficar mais tempo na sala: se pais ou filhos.

Planetário de Espinho
Web: multimeios.pt
Preço: 4,50 euros. 11 euros para Bilhete Família (dois adultos e criança até aos 12 anos)

Leia também:

Quatro sítios em Espinho onde se pode petiscar com vista
Uma rua perto do mar para explorar em Espinho
Uma hamburgueria para conhecer em Espinho



CONTEÚDO PATROCINADO