Entre a paixão pelo vinho e as tradições do Douro

CP - Comboios de Portugal: Entre a paixão pelo vinho e as tradições do Douro
O verão já nos escapa por entre os dedos, mas não há lugar para tristezas. Chega agora o tempo das vindimas e com ele uma nova época de festa, convívio e alegria.

Trocamos rapidamente a praia pelo campo, onde o aroma fresco e doce da uva madura convida a provar o que se tornará um néctar digno dos deuses. À mesa com pão e queijo, que tão bem casam com este delicioso fruto, brindamos à promessa de uma boa colheita.

Quando as festas de verão terminam, o tempo das vindimas torna-se especial: é mais um motivo para famílias e amigos se reunirem, com as encostas verdejantes do Douro como pano de fundo. À beira rio, a paisagem que a todos encanta parece pintada de novas cores, mil tonalidades de vermelho e roxo.

E porque as férias grandes já passaram e o tempo é de ouro, a CP – Comboios de Portugal convida a descobrir o melhor da tradição das vindimas num programa de um dia, que promete ser cheio de emoções e convívio. Para os apaixonados do vinho e da região do Douro, nos sábados de 23 e de 30 de setembro, a CP leva-nos ao coração das tradições vinhateiras num comboio especial, formado por carruagens de 1ª e 2ª classe, no percurso Porto – Campanhã/Pinhão e Régua/Porto – Campanhã, com partida às 8h00 e regresso pelas 20h20.

Na Estação do Pinhão, um transfer em autocarro leva os viajantes até à Quinta da Avessada, em Favaios, onde é feita uma receção com música popular e degustação de um moscatel e de algumas iguarias da região, como o tradicional pão e bola de carne. Para participar nas vindimas receberá baldes e tesouras, assim como uma explicação sobre as castas, a história da região e algumas tradições relacionadas com a vindima.

CP - Comboios de Portugal: Entre a paixão pelo vinho e as tradições do Douro

Como uma experiência completa no mundo da vindima, segue-se um almoço regional, composto de entradas típicas desta altura como pataniscas de bacalhau, enchidos variados e trigo de Favaios, sopa à lavrador, grelhado misto com batata a murro e couve cozida, terminando com um buffet de doces da região e fruta da época, café e compotas caseiras. Para bem regar a refeição, é servido vinho tinto ou branco D.O.C., à discrição.

Continuando entre os prazeres do vinho, à tarde há uma visita aos lagares e início da lagarada, acompanhada de cantos tradicionais do Douro e seguida de prova documentada de vinhos licorosos. No final do dia, com muitas histórias para contar, regressa-se de autocarro à Estação da Régua, onde sai o comboio especial com destino a Porto Campanhã.

Entre as mil e uma maravilhas de Portugal, o Douro é uma delas. E o tempo das vindimas é o melhor para o descobrir. Embarcar nesta aventura é não só a oportunidade perfeita para se deslumbrar com esta região como a altura ideal para conhecer as suas gentes, alegres e acolhedoras, e sentar-se à mesa com os seus sabores e tradições. Afinal, quem resiste a um copo de moscatel com uma vista magnífica?
CP. SEMPRE EM MOVIMENTO



CONTEÚDO PATROCINADO