Claus Porto: a nova casa dos sabonetes cententários

Na loja-museu da Claus Porto, na Rua das Flores, há sabonetes clássicos, produtos novos, um museu, visitas guiadas e oficinas.

«Os produtos estão expostos como jóias», começa por contar Cátia Clemente, gerente do segundo espaço da Claus Porto, que abriu em junho, em jeito de celebração dos 130 anos da marca fundada na cidade. Sabonetes e colónias apresentam-se em expositores de madeira que tanto evocam guarda-jóias como malas de viagem antigas. Este é um dos muitos detalhes que tornam a visita à loja-museu, um projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro, uma experiência de luxo.

Outro pormenor é o lavatório gigante de mármore onde os clientes podem experimentar os sabonetes líquidos – uma das novidades da marca, a par dos cremes de corpo, das saboneteiras e dos cadernos com a imagética da Claus Porto.

Ao todo, há quatro coleções disponíveis: a Deco, composta por dez linhas cujos rótulos são inspirados nos arquivos da casa e que inclui sabonetes, gel de banho, cremes para corpo e mãos, e velas; a Musgo Real, composta por produtos para barba; a Água de Colónia, inspirada num aroma original da marca, mas que hoje, depois de reinventada, conta com seis fragrâncias; e a Clássico, da qual fazem parte dezasseis sabonetes embrulhados à mão em embalagens seladas a lacre, com padrões vintage.

Subindo ao primeiro piso, pode ver-se uma exposição sobre a evolução dos rótulos da marca e o museu. «Queremos devolver à cidade tudo o que temos dentro de portas», explica Cátia a presença de fotografias dos fundadores alemães – Ferdinand Claus e Georges Schweder -, do livro de visitas onde consta a assinatura do último rei de Portugal, D. Manuel II, de títulos de contrato, registos, prémios, frascos antigos, entre outras preciosidades.

A escadaria continua e chega-se à zona onde decorrerão as oficinas gratuitas Mini Soap Maker, onde os participantes poderão fazer um sabonete de raiz, o Scent Lab, que se vai focar no processo de fragrâncias e o de tipografia, onde se farão os famosos rótulos. Tudo isto, e muito mais, pode ser descoberto nas visitas guiadas realizadas à quinta, sexta e sábado. Sempre acompanhadas pelos aromas Claus Porto.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua das Flores, 22, Porto (Baixa)
Telefone
914290359
Horário
Das 10h00 às 21h00


GPS
Latitude : 41.1434711
Longitude : -8.614353199999982


CONTEÚDO PATROCINADO