Pesqueiro 25, a nova marisqueira junto ao Tejo

Pode não ter o mar à porta, como em São Martinho do Porto, no entanto, para o seu primeiro endereço em Lisboa, a marisqueira Pesqueiro 25 elegeu o Cais do Sodré, bem perto do rio

À primeira, estranha-se a localização. Não por estarmos longe do mar – o Tejo está praticamente ao virar da esquina, o que é quase a mesma coisa –, mas por esta nova marisqueira se encontrar na «rua rosa», a mais boémia do Cais do Sodré, e no primeiro andar de um edifício que faz também as vezes de hotel (o 262 Authentic Suites). A explicação é lógica: depois de testar com sucesso este modelo de negócio em São Martinho do Porto, onde chegou a contar com a consultoria do seu colega e amigo Rodrigo Castelo, o chef João Diogo Mendes tinha a legítima ambição de exportar o conceito para a capital – até por serem daqui muitos dos seus clientes.

Para isso precisava de cúmplices, pelo que uniu esforços com o também chef César Lourenço, o empresário Alexandre Mota e, lá está o porquê da escolha, com os três proprietários do 262. Com capacidade para 50 pessoas, repartidas por duas salas, onde saltam à vista as cores (o branco e azul de São Martinho; o preto e branco de Lisboa) e detalhes como uma grande lareira ou os tabiques usados na construção pombalina, o Pesqueiro em versão alfacinha abriu, não por acaso, a 25 de abril.

O prato forte da casa são os mariscos, ou não fosse João Diogo um apaixonado pelo tema – desde 2014, ele vem trabalhando com afinco velhas e novas receitas. O lema é servir apenas marisco que tenha chegado ainda vivo, não importando para o caso que venha dos Açores, das Berlengas, de Peniche ou até mesmo da Lourinhã (caso dos lagostins de rio). Entre as especialidades, destaque para os percebes das Berlengas (82,25 euros/kg), muito suculentos, as tábuas de mariscos, a sopa de lavagante com ovas , excelente relação qualidade-preço (6,25 euros), ou ainda, um clássico, o arroz de marisco (64,25 euros, para dois). Como em toda a marisqueira que se preze, no lugar da sobremesa, três opções para quem não abre mão da carne no final: prego do lombo, bife do lombo à pesqueiro 25 e hambúrguer black angus no caco. Anuncia-se o regresso dos marinheiros ao Cais do Sodré – se serão apenas os de água doce, o tempo o dirá.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Pesqueiro 25-Lisboa Rua Nova de Carvalho , 15, 1º (Cais do Sodré)
Telefone
919245438/916781281
Horário
Diariamente, das 12h00 às 01h00. Não encerra.
Custo
(€) 25


Info
Lisboa, restaurante, marisco
GPS
Latitude : 38.7071151
Longitude : -9.143082899999968

 

Leia também:

Seis restaurantes até uma hora e meia de Lisboa
Abriu um bar dedicado à cerveja no Cais do Sodré
EatFish é o novo restaurante de peixe no Cais do Sodré



CONTEÚDO PATROCINADO