No Boa Bao faz-se uma volta à Ásia num só jantar

Não são precisos 80 dias para dar a volta ao mundo asiático no Boa Bao, o novo restaurante do Chiado. Mas 80 minutos servem bem para ir à Tailândia, Laos e Japão, sem sair da mesa.

Se o continente asiático se juntasse numa festa de gastronomia, o resultado podia ser mais ou menos o Boa Bao sob cujo teto em abóboda se servem especialidades do Vietname, do Laos, do Japão, do Cambodja e da Tailândia. Nos sofás escuros e corridos, encostados à parede para recriar o ambiente de uma cantina de anos 20 de Saigão, vêem-se alguns rostos com feições asiáticas. É um bom prenúncio mas, na verdade, nenhum dos três proprietários do restaurante, aberto desde março, tem ligações ao continente asiático.

Um americano, Greg Hupert, casado com Natalie, holandesa, juntaram-se a um chef belga, apenas pela devoção aos sabores do outro lado do mundo. É este último que escolhe a dedo os ingredientes e as especiarias dos pratos que chegam à mesa. A carta de comida e bebidas merece só por si que nos demoremos nela, apreciando as letras douradas, qual passaporte, e o convite à viagem por pratos de vários países. Depois das entradas, onde estão chamuças vegetarianas com chutney de menta e coentros e tostas de pão frito com sésamo, passa-se pelos baos (pãezinhos asiáticos com recheio), as sopas quentes, os pratos com diferentes tipos de caril e os preparados em wok, como pad thai de camarão ou noodles coreanos de batata doce.

O melhor local para ver tudo são os lugares junto à cozinha aberta, nas costas do balcão de cocktails. Tal como os pratos, as bebidas seguem orientações de diferentes regiões asiáticas, com ingredientes como gengibre, flor de sabugueiro, canela e menta. Entre um copo e um prato, assim se encurtam distâncias no mundo.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30 (Chiado)
Telefone
919023030
Horário
De domingo a quarta, 12h00 às 00h00, quinta a sábado, até às 02h00.
Custo
(€) 25


GPS
Latitude : 38.7113207
Longitude : -9.141786599999932

 

Leia também:

Os novos pregos Asiáticos do grupo Sushic
Ponta Delgada: um restaurante açoriano com toque asiático
Marhaba em Lisboa: a comida é boa, a causa é ainda melhor

 



CONTEÚDO PATROCINADO