Uma rua do Saldanha com comida para todos os gostos

As obras de reabilitação do eixo central da cidade ainda se fazem sentir nesta artéria de Picoas, que não deixa, no entanto, de manter o charme dos antigos edifícios em harmonia com os modernos negócios. Saiba mais sobre a rua Tomás Ribeiro.

Numa das pontas da rua, a Igreja de São Sebastião da Pedreira, inaugurada no século XVII. Na outra, um jardim que data do século XIX e que presta homenagem ao autor do hino nacional. Não há dúvidas: esta rua tem história, embora não à primeira vista.

É certo que, neste momento, o ruído ocasional das obras do eixo central Entrecampos-Marquês, que inclui os arruamentos de Picoas, causa distração. Mas um olhar mais atento poderá captar os pequenos pormenores. Tal como o próprio nome da rua, uma referência ao político e poeta Tomás Ribeiro. Ou o edifício classificado com um prémio Valmor, na esquina entre a Tomás Ribeiro e a Luís Bívar. Já para não falar da história do agora Hotel Real Palácio, em tempos um antigo palacete de uma família lisboeta.

Um passeio mais demorado pode servir também para admirar os edifícios românticos com os seus varandins em ferro, que vão contrastando, mas não destoando, dos mais modernos e empresariais. É partir à descoberta de uma rua que está em mudança e ir parando para uma refeição num dos seus muitos restaurantes.

 

mapa-rua-es083

 



CONTEÚDO PATROCINADO