Arrábida recebe a primeira prova nacional de Swimrun

Parque Natural da Arrábida tem a primeira prova nacional de Swimrun
O Parque Natural da Arrábida, em Setúbal, vai receber a primeira prova portuguesa de Swimrun, uma modalidade nascida na Suécia que junta natação e corrida.

Há cerca de dez anos, um grupo de amigos de suecos, no decorrer de uma noite de copos, fizeram entre si uma aposta, que os levaria a correr ao longo de várias ilhas do arquipélago de Estocolmo, numa distância total de 75 quilómetros, sendo as ligações entre elas, cerca de 10 km, feitas a nado. Sem o saberem, tinham acabado de criar o swimrun, uma modalidade crescimento um pouco por todo o mundo e que no próximo dia 4 de junho, domingo, chega finalmente a Portugal, com a realização da primeira prova em território nacional, no Parque Natural da Arrábida, “um cenário perfeito para a prática de Swimrun”, como o descreve a organização do evento.

Originalmente, o swimrun é disputado em equipas de dois elementos e envolve, múltiplas transições entre natação em águas abertas e períodos mais longos de corrida, habitualmente em trilhos. Ao contrário de desportos similares, como o aquatlo ou o triatlo, são vários os segmentos de natação e corridas existentes numa prova de Swimrun.

Desengane-se no entanto quem pensa que o swimrun é um desporto apenas para atletas de elite, pois as provas vão desde as distâncias curtas e acessíveis a todos, às distâncias longas, aconselháveis apenas a praticantes mais experientes. Basta apenas saber nadar em águas abertas, até porque, por razões de seguranças, todos os segmentos de natação são acompanhados por barcos de apoio. Nesta estreia da modalidade em Portugal serão duas as distâncias à escolha dos participantes: 14 km (12 a correr e 2 a nadar) e 6 km (5 a correr e 1 a nadar).

Leia também:

Uma praça para descobrir em Setúbal
Produtos da região de Setúbal ganham novo SPOT em Palmela
Top 10 dos hotéis de praia em Portugal



CONTEÚDO PATROCINADO