Quer conhecer Lisboa debaixo de terra? Agora só no verão

As visitas guiadas à Galeria do Loreto organizadas pela empresa de passeios pedestres Lynx Travel já estão esgotadas até ao mês de abril. A única visita de julho, dia 14, também está quase a esgotar. Mais vagas, só em agosto.

Os passeios pedestres «Lisboa debaixo de terra», que dão a conhecer os túneis subterrâneos da Galeria do Loreto, estão todos esgotados nas datas de 24 de março, 21 e 28 de abril. Em julho, realiza-se apenas uma visita, no dia 14, que também está «quase esgotada». A próxima edição, para quem já não for a tempo, será apenas no dia 4 de agosto, contou a Lynx Travel.

«Este programa desperta muita curiosidade, e como está limitado a 30 pessoas de cada vez, a procura é sempre muito superior à oferta. Assim que lançamos um novo programa, em um ou dois dias esgota logo», explica José Dias Pereira. O passeio de dia 14 de julho, anunciado na terça-feira, dia 6, também já tem poucas vagas.

O ponto de encontro é junto ao Elevador da Glória, de manhã, e o percurso tem aproximadamente cinco quilómetros. A Galeria do Loreto, que tinha mais de dois mil metros de extensão enterrados e outros ramais, tem início na Casa do Registo, contígua ao Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, chega a passar no largo do Chiado e termina no Largo de São Carlos. Foi graças a esta estrutura que a zona ocidental da cidade pôde começar a abastecer-se de água, nomeadamente em vários chafarizes públicos.

A curiosidade das pessoas em conhecer o que está por baixo das ruas de Lisboa é uma das razões, na opinião do organizador, que justificam o sucesso destas experiências. A Lynx Travel, de resto, não é a única empresa a organizar experiências em galerias subterrâneas em Lisboa.

Os participantes são aconselhados a levar calçado adequado para caminhar, água, comida e máquina fotográfica ou telemóvel. O programa custa 12 euros por pessoa (crianças dos 6 aos 12 anos pagam metade) e as inscrições fazem-se através dos contactos [email protected] e 917940888. No final dos passeios, José Dias Pereira brinda com os participantes com uma bebida típica de Lisboa.

 

Leia também:

Como descobrir a biodiversidade de Lisboa
Lisboa tem um jardim com esquilos aberto todo o ano
Lisboa tem percursos literários inspirados em Eça e Pessoa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend