Bicicletas de sonho e peças com tradição em Coimbra

É um espaço urbano e multifacetado em Coimbra: a Trouxa Bicla funciona como loja de bicicletas, com oficina especializada e serviço de restauro; e também vende roupa, calçado e outros produtos de herança portuguesa da marca Trouxa Mocha.

A Baixa de Coimbra tem uma nova loja que reúne dois projetos de cariz urbano: na Trouxa Bicla, os produtos de herança portuguesa da Trouxa Mocha, como roupa, calçado ou mantas, convivem com bicicletas, capacetes e outros equipamentos. Tanto se pode entrar pela Praça do Comércio como pelo Largo do Romal, sendo que este último dá acesso direto ao universo das duas rodas e dos pedais, paixão antiga de João e Ana Cristina Roxo. O casal, que já tinha tido uma loja de bicicletas na cidade há anos, voltou a apostar na área por sugestão do amigo Eduardo Mota, um dos responsáveis pela Trouxa Mocha.

Os artigos da Trouxa Mocha, que mantém a loja em nome próprio no Quebra Costas, são feitos em oficinas tradicionais, mas com um ar mais urbano. Bolsas de tecido, mochilas, vestidos, botas de croute e sabonetes inspirados nos cheiros da serra da Lousã são só algumas das propostas disponíveis neste espaço partilhado.

O novo espaço de Coimbra junta vários produtos, das bicicletas à roupa. (Fotografias: Fernando Fontes/GI)

Os responsáveis pela Trouxa Bicla.

Já a parte da Bicla visa, sobretudo, realizar sonhos. Se alguém procura uma bicicleta como a que teve na infância, João Roxo vai à caça do tesouro; se quer recuperar a que tem estado esquecida na garagem, ele renova-a ao gosto do cliente. A loja tem serviços de reparação e restauro, e ainda acolhe eventos, aluga bicicletas, faz passeios guiados pela cidade. E não esquece a mobilidade elétrica.

À venda estão bicicletas urbanas, novas e usadas – até algumas que, sendo de outras décadas, nunca viram estrada. As marcas variam (Cinelli, BH, Ridley, Haibike, Winora…), assim como os preços. Para completar, há diversos acessórios, como selins, punhos e outros artigos em pele da Tabor, de Águeda, ou cadeiras de criança e capacetes da também portuguesa Polisport. “O sentido desta loja, mais do que ter uma bicicleta que toda a gente tem, é ter ‘aquela’ bicicleta”, conclui João.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça do Comércio, 9, Coimbra
Telefone
926801852
Horário
Das 10h às 19h (o piso superior abre às 11h). Encerra ao domingo.
Custo
() Aluguer de bicicletas: 3 euros por hora (mínimo: duas horas); acima de quatro horas, ou o dia todo, 12 euros. Passeios guiados desde 29 euros.


GPS
Latitude : 40.20853320000001
Longitude : -8.429347300000018

 

Leia também:

Gozar setembro na cidade: sugestões em Aveiro e Coimbra
Petiscos, comida típica e um terraço com vista para Coimbra
Coimbra: Lena criou um “Portugal dos Pequenitos dos sabores”




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend