Coimbra: Lena criou um “Portugal dos Pequenitos dos sabores”

Helena Gomes é a alma do restaurante e loja Coisas da Lena. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
Chama-se Coisas da Lena porque é um misto de restaurante e loja de produtos nacionais. Há desde poncha da Madeira até pantufas da Serra da Estrela. Tudo ali sabe a aconchego - cortesia de Helena Gomes, que é a alma da casa.

Bacalhau desfiado com puré de grão-de-bico, atum em cama de palha com queijo derretido e pão de sementes de papoila com ovos e alheira vegetariana. Eis algumas propostas saídas das mãos de Helena Gomes, que abriu o espaço Coisas da Lena, uma mistura de restaurante e loja de produtos nacionais, na Baixa de Coimbra, no mesmo lugar onde tivera, durante 30 anos, um negócio de pronto-a-vestir e artigos da Serra da Estrela.

Helena queria criar algo novo, que lhe desse prazer. Como nascera entre tachos e panelas – os pais trabalhavam na área da restauração -, esse foi um caminho natural. Continuam à venda os chinelos e pantufas em pele de ovelha que atraíam bastantes clientes, mas o forte, agora, é a comida simples e saborosa, com gosto caseiro e preço acessível, servida num estabelecimento pequeno e aconchegante. Por algum motivo recebe ali muitos alunos de doutoramento deslocados, que procuram comida como na casa da mãe, conta.

Algumas opções são vegetarianas, como a feijoada, disponível à sexta, e mesmo veganas – caso dos brigadeiros. Por reserva, faz-se a festa à mesa também ao jantar.

Alguns dos petiscos do restaurante e loja Coisas da Lena.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

“Tentei fazer disto o Portugal dos Pequenitos dos sabores. Tenho coisas dos Açores, da Madeira e de Norte a Sul, à minha maneira. O meu ingrediente-chave é amor e carinho”, assegura a dona da casa. Da Madeira vêm a poncha e as broinhas de mel de cana; dos Açores o queijo da Ilha e o atum Santa Catarina; do Norte, vinhos e enchidos; do Centro, doces e licores; do Alentejo, queijo, além de usar coentros e poejo, abundantemente, nos seus cozinhados. E a lista continua.

“Trabalho de forma calorosa e preocupada”, comenta Helena, e isso nota-se em pormenores como o recurso a guardanapos de pano ou o cuidado em cortar no sal e no açúcar. O bolo da casa, por exemplo, dispensa açúcar e farinha – leva gengibre, maçã e canela, e pode ser saboreado todos os dias. “Há quem diga que sabe a Natal.” Provamos e confirma-se.

Bolo de gengibre, maçã e canela, o bolo da casa.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Cerveja de Coimbra

A única cerveja disponível é de Coimbra, das emblemáticas marcas Topázio e Onyx. Também se pode ir ali só tomar uma bebida, seja um copo de vinho ou um chá.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Nesta taberna de Coimbra há pitéus e memórias da avó
Há um novo terraço para descobrir em Coimbra
Abriu uma gelataria de estilo italiano em Coimbra




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend