A ‘melhor carne do mundo’ fica perto de Trás-os-Montes

No restaurante El Capricho, em Espanha, José Gordon serve carnes vermelhas de animais que trata como se fossem da família, o que lhe valeu já a boa fama de ter «a melhor carne do mundo», elogiada por jornais internacionais.

O veredicto internacional é unânime: neste restaurante localizado a uma hora e meia de carro da região de Trás-os-Montes – já em Espanha – tem-se a oportunidade de comer uma das melhores carnes do mundo – senão mesmo «a melhor». O epíteto é atribuído pela revista americana Time e pelo britânico The Guardian, que elegeu a carne daquele restaurante como uma das 50 melhores «coisas para comer» do mundo.

O segredo do sucesso deve-se à forma como o dono do restaurante, José Gordon, trata os animais antes de os encaminhar para abate e à maturação que as carnes ganham antes de chegarem ao prato. «No El Capricho, o boi é protagonista», conta o proprietário num texto publicado no site do restaurante. A sua experiência de «mais de vinte anos» no setor fez com que se deixasse seduzir «pela elegância e nobreza desses animais e das suas carnes».

A «paixão», como lhe chama, levou-o a procurar animais específicos, de raças autóctones, em pequenas aldeias e a compreender «a importância da nobreza das coisas, do caráter, do clima, do sol, das pastagens, do bom tratamento e sobretudo da comunhão dessas duas espécies, do homem e do boi», descreve.

Segundo José, os animais vivem num amplo espaço ao ar livre, continua a explicação, e são alimentados e hidratados da melhor forma possível – «mesmo em tempos muito frios, a água era temperada para ele [o boi] beber». Depois, são abatidos no «momento [certo] que corresponde a cada um» e a carne é maturada como, aparentemente, só o dono do El Capricho sabe fazer.

No menu destacam-se o rabo de boi estufado, as bochechas e as costeletas, e também há, nas entradas, carpaccio de lombo e de entrecôte maturados. O El Capricho fica na pequena localidade de Jiménez de Jamuz (em Léon, norte de Espanha), na rua Paraje de la, Calle Lope de Vega, s/n, 24767. O contacto direto é o +34987664224.

 

Leia também:

Amantes de carne: Sala de Corte reabre em Lisboa
Nova casa para amantes de carne na minhota Joane
Sal, brasas e boa carne maturada, agora em Campolide




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend