Vem aí a Noite das Caçoilas (na aldeia mais alta de Portugal)

Fotografia: Pedro Ribeiro/DR
É já neste sábado que se realiza a Noite das Caçoilas, uma tradição ancestral do Sabugueiro, aldeia de montanha, no concelho de Seia, que é também a mais alta do país. A população reúne-se no forno comunitário para confecionar pratos locais, e convida os visitantes a aderir aos festejos.

A ementa desta festa comunitária, com direito a danças e cantares, inclui chanfana, frango do campo, cabrito e borrego cozinhados em caçoilas de barro preto, lentamente, no forno, além de uma variedade de enchidos. À carne (de gado criado na Serra da Estrela, que esta ainda é uma terra de pastores) juntam-se ainda o pão de centeio, cozido no forno no próprio dia, arroz de carqueja, torresmos e castanhas.

A programação arranca às 8h, com uma oficina de pão no forno comunitário, e estende-se até à noite. Há animação de rua em permanência e uma atuação da Banda Índice agendada para as 23h. A aquisição do kit e a prova das caçoilas têm um custo de 10 euros, estando a participação limitada a 500 pessoas.

A Noite das Caçoilas é uma prática cultural que esteve em risco de desaparecer, mas tem sido reavivada pela Junta de Freguesia, em parceria com as associações e a comunidade locais, com a operacionalização do projeto da Rede de Aldeias de Montanha. Faz parte do plano de animação da rede, que abrange várias atividades com vista à preservação e valorização da identidade local.

Informação útil
Inscrições online: https://bit.ly/2BoMoYd
Posto de Turismo do Sabugueiro: 238315336
Outros contactos para inscrições: 913732171; 910839003




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend