Proença-a-Nova: na frescura da floresta e do rio

Proença-a-Nova. (Fotografia de Rui Oliveira/Global Imagens)
Uma das zonas mais verdes e refrescantes do país, para descobrir com tempo.

No caminho entre Oleiros e Vila Velha de Ródão, faça-se uma paragem pelo Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, que reabriu dia 1 de junho. A sua exposição permanente “Floresta, Fonte de Bem-Estar, Vida e Riqueza” mostra, de forma interativa, as várias facetas da floresta, os seus aromas, os seu habitantes vegetais e animais, a sua importância para a qualidade do ar, explica o ciclo da água e também como contar a idade de uma árvore.

Até 30 de junho, é ainda possível visitar a exposição “Encantal – o Mundo Natural da Beira Baixa”. São pinturas em aguarela que mostram as várias espécies de fauna e flora da região. Estas foram retratadas durante os trabalhos de campo que deram origem ao livro “Notas de Campo da Beira Baixa”, de Luísa Nunes, investigadora do CEABN e docente de Entomologia e Ecologia na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

As praias fluviais de Fróia, Aldeia Ruiva, Malhadal e Cerejeira

São quatro as praias para usufruir no concelho. a de Fróia foi distinguida como Água Balnear com qualidade de Ouro. Aqui, encontra-se uma casa de xisto, que foi moinho comunitário. A praia da Aldeia Ruiva tem carimbo de praia acessível e as restantes – Malhadal e Cerejeira – oferecem muitas possibilidades de lazer. A primeira tem um parque aquático.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend