Lisbon Week: 9 dias de arte, património e visitas guiadas na Ajuda

Lisbon Week: 9 dias de arte, património e visitas guiadas na Ajuda
(Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Gl)
Há corredores secretos do Palácio Nacional que se abrem, concertos em igrejas, exposições e passeios guiados. Focada em descentralizar atenções do centro histórico, a Lisbon Week está de volta e fixa-se na Ajuda, de 26 de outubro a 3 de novembro.

Depois de se estrear num Príncipe Real muito diferente do que temos hoje, e de ter passado por bairros como Alvalade e Lumiar, a Lisbon Week regressa este ano com as atenções viradas para a Ajuda. Nesta quinta edição, que se prolonga durante 10 dias, de 26 de outubro a 3 de novembro, a nobre missão mantém-se a mesma, a de «descentralizar as atenções dos centros históricos», explica Xana Nunes, fundadora da iniciativa.

O vasto e eclético programa para a Lisbon Week 2019 equilibra arte e património e reúne visitas guiadas a locais normalmente interditos ao público, exposições, workshops e concertos espalhados por vários espaços da Ajuda, que chegou a tornar-se casa da família real, no século XVIII.

Para além das iniciativas de seguida descritas, que requerem inscrição no site oficial do projeto, importa referir que o dia de arranque, este sábado, conta com uma Festa Branca no Jardim Botânico da Ajuda, com poesia, música e trajes da era pombalina, pelas 15h00, seguida de um por do sol no Jardim das Damas, das 18h00 às 22h00. Além disso, a Lisbon Week 2019 publicou 16 mil exemplares de um mini-guia sugerindo 30 lojas de comércio local e restaurantes na Ajuda, para fomentar a economia do bairro, e irá distribuí-los por várias zonas de Lisboa. Afinal, trata-se de um bairro «com pérolas escondidas e um grande potencial», promete Jorge Marques, presidente da junta.

 

O Palácio Nacional da Ajuda. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)

Visitas culturais e exclusivas
Entre os destaques da edição deste ano, está o passeio guiado pelo Palácio Nacional da Ajuda, que abre alas nunca antes abertas ao público, e onde se poderá ver o elevador mais antigo de Lisboa ou o elegante salão de jantares oficiais. A Lisbon Week também é sinónimo de caminhadas ao ar livre, e é isso que se pode fazer, em formato guiado ou livre, pelos mais de três hectares do Jardim Botânico da Ajuda, um pulmão verde com 250 anos, que já serviu de residência ao rei D. José I e sua corte. Estas duas visitas, cada uma de cerca de hora e meia, decorrem nos dias 26,27, 1, 2 e 3 e custa, cada, sete euros. A iniciativa deste ano conta ainda com um roteiro pelos miradouros e moinhos do bairro e um passeio pelas ruas, largos e, lojas e igrejas, com a presença de um guia e historiador. Também estes dois últimos têm o custo de sete euros, cada.

7 sugestões para aproveitar o fim-de-semana em Lisboa

O Jardim Botânico da Ajuda.

Exposições dentro e fora de paredes
Imperdível, a exposição a céu aberto que veste os edifícios do Bairro 2 de Maio, a partir de sábado. Trata-se da Inside Out Project, que junta o retrato de 250 moradores da Ajuda, a preto e branco, para alertar mentalidades e promover valores de igualdade. Também grátis é a exposição de Valentim Quaresma no Palácio Nacional da Ajuda, com presença do artista no dia 30, pelas 17h30. «Apocalipse» une a inspiração neoclássica deste palácio a um imaginário utópico. Já em «O Guardador de Livros», de Gonçalo Santana, leva-se a poesia das estantes da Biblioteca Nacional da Ajuda para suportes digitais e contemporâneos. Uma instalação imersiva e interativa, de entrada livre, que terá a presença do autor, no dia 30, pelas 16h30.

 

Música em igreja e workshops gratuitos
As canções também têm lugar na edição deste ano. Dia 31 de outubro, pelas 18h00, a banda sonora de filmes icónicos como «Indiana Jones», «Alien», «Missão Impossível», «Harry Potter» ou «A Guerra das Estrelas» será interpretada por um órgão de tubos com mais de 200 anos, num concerto gratuito na Igreja da Boa-Hora, e pelas mãos de Cláudio Pina. Quem, por seu lado, quiser por a mão na massa, tem à disposição workshops gratuitos de azulejaria, no Atelier Constânciazul (dias 29 e 30), de reciclagem de roupa (nos mesmos dias) e de desenho, no Jardim Botânico (dia 31).

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend