Grande Porto: 6 ideias para animar o fim de semana de chuva

A sala principal do restaurante VINUM, nas caves Graham's, em Gaia. Fotografia: DR
Música dos anos 1980, novos sabores de outono, uma bebida requintada que tem o toque do cantor Lenny Kravitz e pode ser adquirida num único sítio a norte. São só algumas razões para sair de casa neste fim de semana de outono, que é ampliado pelo feriado de sexta-feira.

Eis as sugestões para um fim de semana molhado (e abençoado):

1. Ir às compras – e soprar as velas – à loja Do Arco da Belha

Nesta sexta-feira, a loja de decoração vintage Do Arco da Belha celebra um ano desde que se mudou para a zona do Bonfim, vinda da Rua do Almada. Susana Figueiredo e Luís Azevedo fazem a festa com os clientes, que vão ser recebidos, à tarde, com bolo, espumante e uma oferta renovada de peças de vintage português e design industrial. Razões mais do que suficientes para passar na loja, que, além de vender artigos decorativos, móveis, livros ou material escolar, funciona como cafetaria.

Fotografia: André Gouveia / Global Imagens

 

2. Jantar ao som de música dos anos 1980

Nas noites de sexta-feira, no Somos Restaurante & Lounge, janta-se ao som de música dos anos 1980: é o Dish’co Sound. A seleção musical, a cargo do DJ Tátá, inclui vários êxitos da década, que foi marcada pela música eletrónica e pela moda de tons garridos e ares futuristas. Madonna, Cher, Cyndi Lauper, Tina Turner, George Michael, Boy George, David Bowie e Whitney Houston são só alguns dos artistas que integram o alinhamento destas Dish´co Nights, para entrar no fim de semana a bom ritmo.

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

3. Saborear o outono num restaurante vínico

O VINUM Restaurant & Wine Bar, nas Caves Graham’s, em Gaia, já estreou a carta de outono. O chef Francisco Miranda recheou a ementa de novidades, das entradas às sobremesas, passando pelas propostas principais. Coração de couve lombarda com recheio de moelas e queijo de cabra e uma reinterpretação do bacalhau “à Braga” são algumas das sugestões. As proteínas utilizadas são as clássicas; nos pratos brilham, sobretudo, os vegetais da época. O toque final é dado pela vista privilegiada para o Douro.

 

4. Provar a edição limitada de Dom Pérignon Lenny Kravitz

Portugal teve direito a apenas 150 garrafas, disponíveis somente no Club do Gourmet do Corte Inglés, em Lisboa e Gaia. Em causa está uma edição exclusiva e limitada do Dom Pérignon Vintage 2008 com a assinatura criativa de Lenny Kravitz, diretor criativo da marca desde há um ano. O rótulo tem o toque do artista e do seu estúdio, Kravitz Design.

Fotografia: DR

 

5. Participar na nova edição do Fórum do Futuro

O Fórum do Futuro é um programa de debates e performances que se realiza, anualmente, no Porto, com vista a refletir sobre questões de relevo nas sociedades contemporâneas. E conhece agora nova edição, sob o tema “Crossings/Travessias” (a propósito dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação por Fernão de Magalhães). A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é a convidada da primeira sessão, neste domingo, às 17h, no Rivoli. A iniciativa decorre, até ao próximo dia 9, em vários espaços da cidade, e tem entrada livre.

Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

 

6. Assistir a uma conversa sob as estrelas

A segunda edição do ciclo “Conversas sob as estrelas”, promovido pela Câmara de Matosinhos, arranca neste domingo, no Monte S. Brás, em Santa Cruz do Bispo. Os mitos e mitologias associados às estrelas, a pretexto da escultura do “Homem da Maça”, servem de base a uma conversa entre o historiador Joel Cleto e o astrónomo Miguel Gonçalves. Este ciclo de palestras e visitas ligadas à História e ao património locais realiza-se ao longo do mês, sempre ao domingo. O acesso é livre, mas sujeito a inscrição prévia (pelo e-mail [email protected] ).

Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend