Exercício e uma cerveja: Lisboa acolhe a primeira “Beer Runners”

Prova, de nível fácil, destina-se a todo o tipo de público. Fotografia: DR
Cerveja e atividade física cruzam-se, já no dia 3, em Lisboa, graças à primeira “Beer Runners” realizada em Portugal. A iniciativa tem início marcado para as 10h, na Praça do Império, em Belém. Os participantes podem escolher entre corrida e caminhada - e entre cerveja com ou sem álcool.

A prova, que engloba uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros, é de nível fácil. Dirige-se, pois, a todo o tipo de público: atletas profissionais e amadores, corredores experientes e iniciados ou, simplesmente, adeptos de caminhadas.

Esta corrida visa, acima de tudo, fomentar a prática de exercício físico e conciliá-la com a tradição de partilhar uma cerveja com amigos”, afirmou Francisco Gírio, secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal, a entidade organizadora. “Queremos celebrar a amizade e a cerveja, ao mesmo tempo que promovemos o consumo moderado de uma bebida com baixo teor alcoólico e incentivamos todos a adotarem um estilo de vida ativo e saudável.

No fim da prova, há cerveja para degustar – com e sem álcool.
Fotografia: DR

Concluída a “Beer Runners”, decorrem duas sessões de alongamentos e a cerimónia de pódio. Todos os participantes que ultrapassarem a meta têm acesso a cerveja (incluindo uma versão sem álcool), tremoços e frutos secos. O objetivo é repor os níveis de hidratação e de sódio, lê-se em comunicado.

A inscrição tem um custo de 5 euros, no que respeita à corrida, valor que baixa para 3 euros, caso se participe apenas na caminhada. A entrega do kit de partida realiza-se na Praça do Império, no dia 2, entre as 12h e as 19h; e no dia 3, das 07h30 às 09h. No dia da prova, o recinto abre às 07h30 e às 9h30 tem início o aquecimento.

A cerveja contém vitaminas do complexo B, sódio, magnésio, uma elevada presença de antioxidantes e um alto teor de água que fazem desta bebida, sobretudo a versão sem álcool, uma excelente aliada na recuperação após a prática de exercício físico”, diz nutricionista.

A nutricionista Natália Cavaleiro Costa, consultora dos Cervejeiros de Portugal, explica: “A cerveja contém vitaminas do complexo B, sódio, magnésio, uma elevada presença de antioxidantes e um alto teor de água que fazem desta bebida, sobretudo a versão sem álcool, uma excelente aliada na recuperação após a prática de exercício físico. Consumida com moderação, a cerveja é um ótimo complemento da água na reidratação do organismo, que é fundamental para assegurar que os resultados da atividade física são satisfatórios”.

O movimento “Beer Runners” arrancou em 2007, quando um grupo de corredores de Filadélfia passou a organizar corridas que culminavam na partilha de cerveja, uma vez por semana. Isto na sequência de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada que apontava uma relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado daquela bebida.

Oficialmente, a primeira “Beer Runners” teve lugar em 2012, em Espanha, pela mão dos Cerveceros de España. Certo é que a comunidade cresceu e abarca agora mais de 28 mil membros, distribuídos por 78 grupos locais. Periodicamente, juntam-se para correr e, claro, partilhar uma cerveja.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend