Aldeia da Guarda vai distribuir 150 quilos de castanhas, numa tradição secular

Aldeia da Guarda vai distribuir 150 quilos de castanhas, numa tradição secular
Mais de 100 quilos de castanhas serão içadas numa torre e distribuídas à população. Esta quinta, a Aldeia Viçosa, Guarda, vai reviver o Magusto da Velha, tradição que a junta quer candidatar a Património Imaterial.

O ‘Magusto da Velha’ remonta ao século XVII e teve origem numa doação feita por uma mulher abastada, cujo nome se desconhece, para que os habitantes daquela localidade pudessem comer castanhas e beber vinho uma vez por ano.

“No dia 26 de dezembro vamos novamente cumprir a tradição – como eu costumo dizer, cumprir a obrigação. Esta obrigação que já é secular, já tem mais de quatro séculos, em que o povo tem de recordar o gesto benemérito de uma velha que ofereceu as castanhas e o vinho”, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, Luís Prata.

Segundo o autarca, o programa da iniciativa, que promete “um dia de festa e de envolvimento da população”, inclui atividades de animação, o lançamento de castanhas e de rebuçados (para as crianças) do cimo da torre da igreja e a degustação de pão torrado com azeite, entre outras iniciativas. O evento, que é único no país e está devidamente documentado, “poderá dar muito à cultura e ao turismo do concelho da Guarda”, considerou Luís Prata.

A Junta de Freguesia ambiciona inscrever a tradição do ‘Magusto da Velha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo já manifestado essa intenção junto da Câmara Municipal da Guarda, no âmbito da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

Na quinta-feira a tradição volta a ser cumprida, a partir das 14h30, com uma missa pela alma da “velha”, seguindo-se, às 15:00, o cortejo das castanhas e do vinho. As castanhas (150 quilos) são içadas para a torre da igreja e depois atiradas para cima das pessoas que assistem.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend