6 planos no Norte para um fim de semana de música e gastronomia

Edição de 2018 da instalação «Há luz no parque» (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
Para este fim de semana, que se prevê de sol e temperaturas máximas acima dos 20 graus, os programas sugeridos são sobretudo ao ar livre. Há concertos de música portuguesa e uma instalação que regressa a Serralves, bem como um grande almoço na marginal de Espinho e a inauguração de um pólo gastronómico e cultural no Porto. Já São João da Madeira celebra o seu símbolo maior, o chapéus, com três dias de festa.

1. Comer peixe na marginal de Espinho

Sopa de peixe, cataplana de tamboril, feijoada de marisco e caldeirada de peixe são alguns dos pratos que vão ser servidos, no domingo, 21 de julho, num grande almoço ao ar livre para centenas de pessoas. O evento «Vamos almoçar na rua?», que integra o festival Sem Espinhas, convida os comensais a ocuparem os 600 lugares distribuídos pelas mesas dispostas na marginal de Espinho, e a provarem as sugestões – que rondam os 6 e os 20 euros – de 13 restaurantes espinhenses. A animar o almoço, haverá música e dança, assegurada pelas associações locais, e estão previstos espaços lounge para petiscar e beber.

(Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens)

2. Celebrar o chapéu em São João da Madeira

Mais de 50 eventos de acesso livre acontecem de 19 a 21 de julho, em São João da Madeira, a pretexto de mais uma edição do Hat Weekend – Festival do Chapéu.
O evento, que celebra o símbolo máximo da cidade – o chapéu, bem como a sua indústria -, vai acolher durante os três dias, instalações e residências artísticas, exposições urbanas, espetáculos e performances de magia, teatro, dança, música e circo de rua, performances imersivas e animação de rua, arruadas e cinema. O programa vai desenrolar-se pelas ruas de São João da Madeira, sendo os focos centrais a praça Luís Ribeiro e o Museu da Chapelaria. Do Hat Weekend faz ainda parte uma rota de 16 restaurantes, com o fim de valorizar o património gastronómico da região, uma feira do feltro e uma feira de sabores tradicionais. Mais informações em hatweekend.com

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

3. Passear por Serralves à noite

O Parque de Serralves volta a iluminar-se a partir de amanhã, dia 18 de julho. A 5ª edição da instalação «Há Luz no Parque», que está patente até dia 21 de setembro, permite, mais uma vez, a descoberta da Avenida dos Liquidâmbares, do Lago e da Quinta à noite, com vários percursos, árvores e elementos construídos icónicos decorativamente iluminados, projetando um jogo de luz. O parque ilumiado pode ser visitado todas as quintas, sextas e sábados, das 21h30 às 00h00. A entrada faz-se pela rua Dom João de Castro, nº 210.

(Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

4. Ver concertos nas Festas do Marco

É com uma arruada de bombos, em frente à Câmara Municipal, que arranca hoje, quarta, pelas 18h00, mais uma edição das Festas do Marco. Segue-se a inauguração da 2ª Festa dos Bons Petiscos e do Vinho Verde e da Feira de Artesanato, no Jardim Municipal, e os concertos de Toka & Dança, também no jardim, e dos HMB (na fotografia), no Palco Principal, junto ao antigo Parque Radical. As festividades decorrem até dia 21 de julho, com atuações musicais de Miguel Araújo, no dia 19, Anselmo Ralph e Bezegol no dia 20. As festas terminam no domingo, com um concertos dos Anjos e uma sessão de fogo-de-artifício.

(Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens)

5. Comer e beber na Estação de São Bento

Inaugura amanhã, dia 18 de julho, o Porto Station Market, um pólo gastronómico e cultural que vai dinamizar a zona circundante da Estação de São Bento, até outubro. Os visitantes podem contar com hambúrgueres, bolos, alimentação vegan, francesinhas, petiscos e mais de 70 mercas de cerveja. Haverá ainda uma zona lounge com jardim, onde vão ser organizadas festas e concertos.

(Fotografia: Porto Station Market/DR)

6. Assistir ao pôr do sol no Jardim do Morro

De 18 a 21 de julho, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, celebra-se o pôr de sol com música, comida de rua e cerveja no BeerSunser. Tal como no ano passado, os ritmos quentes do Brasil animam a tarde de sexta com a Festa Brasileirança. Não vai faltar carne, fumeiro, doces e comida vegan. A cerveja de eleição será a EstrellaDamm. O evento arranca às 12h00 e decorre até às 23h00, à exceção de domingo, que encerra às 22h00.

(Fotografia: BeerSunset/DR)

 

 

Leia também:

Porto ganha uma nova “estação” com comida e eventos todo o ano
S. J. da Madeira: uma praça de memórias no coração da cidade
Sem Espinha: festival do peixe e do marisco de volta a Espinho




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend