11 sugestões no Norte para o primeiro fim de semana de setembro

O Jardim das Oliveiras acolha a Port Wine Party, no dia 8. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
Setembro chega preenchido. O mês que marca o regresso às aulas veio quente e recheado de eventos fora de portas. Música, livros, vinhos e uma recriação histórica são algumas das propostas da Evasões para os próximos dias.

1. Ir a uma Feira Medieval

(Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)É entre os dias 4 e 8 de setembro que o Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, recebe mais uma edição da feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. O evento promete reavivar memórias e tradições, segundo a autarquia, através de artesanato, música, mercados, tabernas, saltimbancos, conferências e visitas guiadas ao mosteiro. Bilhete diário a 1 euro e pulseira para os três dias a 3 euros.

2. Visitar a Feira do Livro

(Fotografia: DR/Porto Lazer)

Os agora renovados Jardins do Palácio voltam a receber a Feira do Livro, entre 6 e 22 de setembro. Este ano, reúne 90 expositores e 130 pavilhões. Do programação destacam-se as já habituais sessões de cinema, debates, exposições, concertos e spoken word. O homenageado deste ano é o escritor, professor e filósofo Eduardo Lourenço.
De 6 a 22 de setembro.

3. Explorar o património através de quatro concertos de orgãos de tubos

(Fotografia: DR)

A segunda edição do Ciclo de Orgãos de Tubos em Santa Maria da Feira terá lugar nas igrejas de Mosteirô, Feira, Nogueira da Regedoura e Lamas. O ciclo inclui quatro concertos. O primeiro intitulado de “Felix Mendelssohn e a redescoberta da música para órgão” terá lugar na igreja de Mosteirô, este domingo, dia 8 de setembro, pelas 17h. Para além do fim de semana, os concertos continuam pelo mês fora, já marcados para os dias 15, 22 e 29 nas restantes igrejas.

4. Fazer um piquenique enquanto ouve música portuguesa

(Fotografia: Lisa Soares)

No dia 7 de setembro, é pegar na manta, na marmita e na família e passar uma tarde nos jardins da Casa das Artes e Casa D’Allen, que recebem mais uma edição do 5º Piquenique Dançante sobre a Relva, é uma das nossa sugestões. O evento conta com sete horas de música portuguesa oferecidas pelos grupos Conjunto Corona; PZ; JP Simões; O Bom, o Mau e o Azevedo; Glockenwise, Ghosts of Port Royal. Bilhetes por 14 euros.

5. Celebrar o Dia do Brasil no Porto

(Fotografia: DR/Dia do Brasil)

Workshops de dança, gastronomia, cultura, espaços infantis e muita música, vão invadir o Jardim da Cordoaria, no próximo domingo. O evento organizado pela Associação Cultural Batucada Radical, pretende festejar a diversidade da cultura brasileira na invicta. A entrada é livre.

6. Sair na Noite Branca em Braga

(Fotografia: Global Imagens)

Três noites com mais de cem eventos é o que promete a oitava edição da Noite Branca. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, as ruas da cidade de Braga vão encher-se não só de pessoas, mas também de exposições, animação de rua, espaços infantis, arte, e concertos dos quais se destacam Luís Represas, Diabo na Cruz, Sara Tavares, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Capitão Fausto e Glockenwise. A entrada é livre.

7. Ir a uma festa onde os protagonistas são os vinhos do Douro e Porto

(Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

No final da tarde de domingo, o Jardim das Oliveiras receberá a Port Wine Party, uma festa em que os vinhos do Douro e do Porto são os anfitriões, e podem ser degustados a copo ou transformados num cocktail. Estarão presentes 28 produtores, música e animação. A entrada é livre.

8. Assistir ao concerto da Orquestra Barroca Casa da Música

(Fotografia: Global Imagens)

Acompanhada pelo violinista, maestro e contratenor Dmitry Sinkovsky, a Orquestra Barroca Casa da Música irá preencher a noite de sexta-feira através de um concerto na Avenida dos Aliados. Serão tocados temas de Jean-Féry Rebel, Georg Friedrich Händel, e Antonio Vivaldi.

9. Ir a um festival de músicas do mundo

(Fotografia: DR)

Está de regresso a Vila Nova de Gaia o festival Gaia World Music. O espaço Corpus Christi irá receber a partir do dia 5 até 8 de setembro, músicos de todo o mundo, que atuarão em três palcos situados no espaço Zé da Micha, Claustro Corpus Christi e Capela Corpus Christi. O evento traz artistas de portugal, brasil, espanha, perú, e itália. Para além dos concertos, haverá animação de rua com grupos de gaiteiros e percurssão, e a kids fun zone, uma zona para as crianças com ateliês de pintura e escultura. A entrada é livre.

10. Provar carnes de vários países no Brazilian Barbecue Festival

(Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens)

São três os dias em que poderá provar carnes de vários países, grelhadas de diferentes formas no Brazilian Barbecue Festival. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro o Parque da Cidade de Paredes irá receber uma série de especialidades confecionadas pelas mãos de 30 churrasqueiros provenientes de portugal, brasil, grécia, irlanda e inglaterra. A entrada é livre.

11. Visitar 9 quintas da Região dos Vinhos Verdes

(Fotografia: DR)

No próximo sábado, dia 7 de setembro, será possível conhecer a história de nove quintas da Região de Vinhos Verdes, percorrendo as suas vinhas, adegas, solares e provando os seus vinhos. Através da iniciativa Dia de Portas Abertas, poderá visitar sem marcação prévia, acompanhado pela família ou amigos, o Palácio da Brejoeira (Monção), a Quinta da Aveleda (Penafiel), a Quinta da Lixa (Felgueiras), Quinta da Tojeira (Cabeceiras de Basto), Quinta do Soalheiro (Melgaço), e a Quinta do Tamariz (Barcelos).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend