Pedalar pelos trilhos da Serra da Estrela, com bicicleta elétrica

Passeios de bicicleta elétrica em Manteigas. (Fotografia de Pedro Reis Martins/GI)
Mesmo para quem não tem grande pedal, percorrer os trilhos das célebres montanhas do centro do país torna-se um sonho mais alcançável. Fomos conhecer um serviço de passeios guiados de bicicleta elétrica que deixou boas memórias, na Serra da Estrela.

As bicicletas elétricas estão a tornar-se mais um meio de conhecer a serra mais alta de Portugal continental, em percursos que saem fora das estradas principais e nos revelam uma face mais intensa do território. A Evasões experimentou uma destas pedadalas que se fazem silenciosamente e com menos esforço, a partir da estância de esqui das Penhas da Saúde, na Covilhã.

A viagem aconteceu num dia de céu azul e sem neve no horizonte, com temperatura primaveril, com destino a Vale de Manteigas, para o encontro marcado para um casal que fez desta atividade o seu modo de vida. Falamos de Júlia Oliveira e de Nuno Marcelo, alentejanos de Mora, que deixaram os seus empregos – ele bancário e ela engenheira civil – para apostar num projeto de turismo na Serra da Estrela.

Enquanto não avançam com um alojamento turístico na velha casa de pastor reconstruída onde vivem, dedicam-se a mostrar as suas descobertas por trilhos percorridos sobretudo de bicicleta, ao abrigo da empresa de aluguer de bicicletas elétricas todo-o-terreno que criaram em abril de 2020.

Nuno Marcelo e Julia Oliveira, do projeto Estrela E-Bike. (Fotografias de Pedro Reis Martins/GI)

O Estrela E-Bike organiza passeios de bicicleta pelas montanhas da Serra da Estrela.

Chama-se EstrelaEbike e está sedeada na habitação do casal (que há-de ser também alojamento para hóspedes), que preservou a antiga pedra das paredes à vista. Logo à entrada, estão expostas, numa estrutura de madeira, as sete bicicletas de segmento alto, para que ninguém fique apeado nas subidas do maciço. Serão elas que nos levarão por sete horas a pedalar, com recurso a energia além das pernas, com várias potências consoante a exigência da inclinação do percurso.

Transmitidas as primeiras explicações por parte dos guias, começa a aventura de pedalar na bicicleta com motor – que são mais pesadas de carregar, mas sem outra diferença além dessa que se note, pelo menos da perspetiva de quem utiliza uma pela primeira vez. “A serra está cheia de sítios incríveis, no meio dos bosques”, diz-nos Júlia que, a par com Nuno, vai dando informações sobre aquilo que se avista no horizonte.

Percorridos uns dois quilómetros em estrada alcatroada e com pouco movimento, é altura de desviar a rota para um caminho de terra até ao Covão da Ponte (ainda em Manteigas), onde nos surge ainda na forma de ribeira o curso de água que se tornará no rio Mondego.

O contacto com a natureza é transversal a todos os percursos cicláveis.

O local tem bancos para merendas e Júlia distribui chá quente e bolos secos tradicionais da Estrela. A beleza das árvores com troncos de diferentes formas e texturas é pretexto para algumas fotos. Um cão da raça Serra da Estrela, de pelo curto, aproxima-se de mansinho e será o único habitante que iremos cumprimentar nas próximas horas. “Este é passeio de dificuldade média-alta para aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela. Uma verdadeira aventura com mobilidade sustentável”, explica Nuno Marcelo. A EstrelaEbike transporta o equipamento para o local onde o cliente pretender. “Os estrangeiros, os alemães, ingleses, belgas procuram muito estas bicicletas”, acrescenta o empresário.

A pedadala prossegue até à Cruz das Jogadas, um miradouro natural de Manteigas com uma vista sobre o Parque Natural da Serra da Estrela. Percebemos que é um local de visitação, pelos cães de Serra da Estrela que se aproximam em busca de biscoitos que os ciclistas costumam transportar consigo. É um lugar para ampliar o olhar e recuperar energias, antes de prosseguir, agora a descer, até ao ponto de partida. Vamos ao encontro do pastor Manuel “Balote”, que nos mostra, orgulhoso, um borrego acabado de nascer. “Foi há quatro horas”, aponta. A mãe continua a limpar o filho com a língua. “Já está a mamar, foi rápido a encontrar as tetas”, acrescenta.

O pastor tem casa em Manteigas mas para ficar junto ao gado, improvisou uma habitação junto ao curral. Poupa tempo nas viagens mas sobretudo, é como diz ele mesmo: “Estou perto delas, é a minha vida”. Manuel “Balote” tem mais anos no corpo do que aqueles de vida. A pele tornou-se rija e escura pelo frio do inverno, as pernas calejadas pelos muitos quilómetros que faz com o rebanho para encontrar comida. Tem sido pastor desde sempre. “A minha vida dava um livro”, assinala, disponível para a contar.

Tem aumentado a procura pelo aluguer de bicicletas elétricas na Serra da Estrela.

Ouvintes regulares tem pelo menos dois: os seus únicos vizinhos Júlia e Nuno, com quem janta uma vez por semana naquele vale de Manteigas coberto pelas estrelas nas noites limpas de primavera e verão. Foi ao que fizemos também no final do dia, já depois do sol posto, sentados na mesa de madeira do alpendre do casal, repleta de produtos regionais. A limpeza da terra molhada e do pó nas bicicletas ficaria para o dia seguinte.

Na rota dos geosítios

Está já agendada aquela que será a primeira grande atividade de 2022. Chama-se “Na Roda dos Geossítios” e está marcada para os dias 26 e 27 de março. O evento inclui dois passeios de bicicleta elétrica e uma caminhada, almoço com produtos regionais e jantar no restaurante Santa Luzia. Há opções adicionais que incluem alojamento, pequeno-almoço e aluguer de bicicletas.

No âmbito desta parceria com o Geopark Estrela é dado o pontapé de partida ao programa de reflorestação nesta serra, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação Geopark Estrela. Por cada inscrição neste evento, a EstrelaEbike oferece uma árvore para plantar na Serra da Estrela em local a definir pelo ICNF. Os portadores do Cartão Sustentabilidade do Geopark Estrela usufruem de um desconto de 10% no valor da inscrição.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Vale de Manteigas, Serra da Estrela
Telefone
967244505/926243465


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend