Vagos: esta loja tem produtos portugueses a bom preço

Carlos Ribau chamou à sua loja Casa d'Avó em homenagem a Anunciação. Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
Peças decorativas e utilitárias, entre restos de coleção de fábricas e artigos novos, compõem a oferta desta loja pequena, mas cheia de detalhes, em Vagos. A Casa d’avó é um projeto familiar e de memórias, assente num nome: Anunciação.

A montra com andorinhas e galos coloridos desperta a atenção e, lá dentro, há mais peças, decorativas e utilitárias, para admirar: travessas coloridas, vasos às riscas ou com triângulos, rolos da massa e outros artigos de madeira, tudo português e a preços acessíveis – a peça mais cara custa 31 euros, e por euro e meio já se compra qualquer coisa. Carlos Ribau e a mulher, Stephanie Malta, que abriram a Casa d’ avó há pouco mais de um ano, em Vagos, fazem questão que seja assim.

A loja é pequena, mas fica num edifício imponente, com mais de um século, que funcionou como colégio e foi mesmo a casa da avó de Carlos, Anunciação Domingues Ribau. Com este projeto, o neto quis prestar homenagear a uma mulher “muito dinâmica”, que fazia peças em renda para expor nas varandas durante as festas da terra e tinha uma coleção de mais de 300 catos, lembra ele, que pensa vir a imortalizar o seu rosto noutra sala, através da arte urbana.

A loja fica num edifício centenário que já funcionou como colégio.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

A Casa d’ avó tem uma vertente de outlet, pois vende restos de produção de fábricas a preços mais acessíveis; mas também disponibiliza artigos novos, ligados à cultura portuguesa: objetos com padrões de azulejo, cerâmica decorativa em forma de sardinha ou bacalhau e canecas alusivas a Fernando Pessoa e às cidades de Lisboa e Porto, bem como à vila de Vagos. As que têm mais saída são da coleção de Vagos, assinada pelo próprio Carlos, que é designer de produto na área da iluminação.

Outra peça com traços seus, criada em parceria com a SPAL, é “A grande família portuguesa”, em forma de cubo. “A base é uma pedra da calçada e, em baixo relevo, tem a minha visão da nossa cultura em símbolos de Norte a Sul, de Zeca Afonso ao Zé Povinho, passando pelos lenços de namorados e por Fátima”, explica ele.

A peça decorativa criada em parceira com a SPAL.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Por estes dias, a Casa d’ avó só abre ao sábado de manhã; no resto do tempo, faz vendas online. As encomendas podem ser enviadas por correio, levantadas na loja e, em alguns casos, até entregues em mão.

Alojamento local

A loja integra-se num edifício que está a ser reabilitado pela família, para funcionar como alojamento local, aproveitando a localização central e as características da própria casa, luminosa, com pé direito alto e amplo pátio nas traseiras.

Casa d’ Avó
Largo Branco de Melo, 72, Vagos
Tel.: 966434851
Web: instagram.com/casadavo.loja
Sábado, das 9h30 às 13h.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend