Uma nova praia fluvial e vigiada vai nascer no sossego do Alentejo

O Alqueva. (Fotografia: Orlando Almeida/Gl)
O Alqueva vai receber a sua quarta praia fluvial, no próximo verão. A nova zona balnear alentejana será vigiada, terá bar, balneários e passadiços.

São boas notícias para quem prefere ir a banhos longe das cidades e dos areais mais concorridos. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia homónima, que deu nome a esta albufeira, no concelho de Portel, distrito de Évora. A mesma deverá estar pronta para ser usada no verão do próximo ano e ocupará o lugar que antes pertencia a um parque de merendas.

A futura praia fluvial está situada a cerca de quilómetro e meio da aldeia de Alqueva e vai envolver um investimento na ordem dos 400 mil euros, estando prevista a candidatura do projeto ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal. A empreitada começou com “trabalhos preparatórios”, como a limpeza do terreno onde vai ser criada a nova zona balnear, explicou o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, à Lusa.

A futura praia vai nascer aqui. (Fotografia: CM Portel)

A nova praia do Alqueva, recorde-se, vai ser a quarta desta albufeira, seguindo a abertura, no ano passado, de uma outra, perto da aldeia de Amieira, também no concelho de Portel, que, de resto, foi uma das distinguidas este ano com o selo de qualidade da Bandeira Azul. Antes desta, duas outras praias fluviais nasceram em Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz, e em Mourão.

O presidente do município realçou que a futura zona balnear de Alqueva terá um areal “mais pequeno” do que o da praia da Amieira, precisando que este terá “pelo menos 100 metros de praia vigiada”. Segundo o autarca, a nova praia vai ter instalações de apoio, bar, balneários e casa de banho, assim como um passadiço para dar acesso a estas zonas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend