Um céu de guarda-chuvas e muita animação, em Águeda

Umbrella Sky, em Águeda. (Fotografia DR)
Concertos, DJ, arte urbana, estátuas vivas, pinturas corporais, tasquinhas, artesanato e atividades desportivas integram a 15.ª edição do AgitÁgueda, que arranca já neste sábado e se estende até dia 24. A entrada é livre.

Quando se pensa no AgitÁgueda, surge logo uma imagem: a de milhares de guarda-chuvas coloridos, por cima das nossas cabeças, nas ruas. É o projeto de arte urbana “Umbrella Sky”, uma instalação artística que, juntamente com outras, distribuídas pelo espaço público, faz da cidade uma espécie de galeria ao ar livre. Mas há muito mais para ver no âmbito daquele festival, acessível a pessoas com mobilidade condicionada e repleto de atividades para toda a família.

Neste ano, o AgitÁgueda, promovido pela Câmara Municipal, conta com 23 dias de programação variada, da arte urbana à música, sem esquecer o desporto. Quem se dirigir ali nos próximos tempos encontra concertos e palco after-hours com DJ, espetáculos de video mapping, bodypainting, tasquinhas com sabores locais, um espaço dirigido às crianças, uma feira de artesanato e muita animação de rua.

Em agenda estão iniciativas como o Encontro de Estátuas Vivas, que se realiza neste fim de semana; o Carnaval Fora D’ Horas e o Color Day, ambos marcados para o dia 17; ou a Mad Parade, que tem lugar no último dia do evento. Não faltam, pois, pretextos para rumar àquele concelho, no distrito de Aveiro, e fazer a festa.

DESTAQUES

# Roteiro de arte urbana

Uma forma de conhecer a cidade é seguir o Roteiro de Arte Urbana, com vários pontos, assinalados num mapa, onde admirar pinturas e instalações artísticas. Ao famoso projeto “Umbrella Sky”, feito com guarda-chuvas, juntam-se dezenas de outras intervenções no espaço público, por exemplo, em escadarias, caixas de eletricidade ou bancos de jardim.


# Diversões para a infância

Agitakids é como se chama o espaço dirigido às crianças, no GiCA – Ginásio Clube de Águeda. Ali, os mais novos têm à espera trampolins, escorregas, obstáculos e oficinas temáticas, entre outros divertimentos. Podem fazer experiências, pinturas faciais ou modelagem de balões, por exemplo. Funciona de segunda a sexta, das 18h às 23h, sendo que sábado e domingo abre às 16h.


# Cartaz musical

O AgitÁgueda propõe uma série de concertos, de acesso livre, para diferentes públicos. Entre os artistas convidados, nacionais e internacionais, estão Pedro Abrunhosa, que atua já neste sábado; Guano Apes, esperados no dia 9; ou Rui Veloso, que sobe ao palco dia 16. X-Tense, Bispo, Julinho KSD, Noble, Chico da Tina, Sara Correia, Vitão, Nena, Luísa Sonza, Maninho, Karetus e Alphaville são outros dos nomes em cartaz.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend