Torres Novas: toalhas clássicas dos anos 1990 estão de volta

A marca portuguesa de atoalhados Torres Novas foi relançada no fim do ano passado. Fotografia: DR
A marca portuguesa de atoalhados Torres Novas, que voltou ao mercado no fim do ano passado, prepara vários relançamentos de desenhos históricos. O primeiro diz respeito à coleção Royale, lançada nos anos 1990.

A Torres Novas recuperou várias linhas de toalhas, tapetes e toalhetes, em diversas cores. Mas as toalhas Royale, um clássico da casa, assumem apenas a cor natural – assim designada por ser a do algodão. Afinal, são feitas exclusivamente com essa matéria-prima natural, com uma gramagem de 550 g/m2, apresentando nas extremidades uma barra de fantasia com desenhos inspirados nas paisagens e flores de campo de França, em azul, bege ou bordeaux.

Há três tamanhos disponíveis, refere um comunicado da marca: lençol (100 cm x 150 cm), toalha de rosto (50cm x 100cm) e toalha de bidé (30cm x 50cm). As toalhas Royale, disponíveis na loja online, podem ser adquiridas individualmente e não só. Um conjunto de duas peças (lençol e toalha de rosto) custa 54,98 euros, e um conjunto de três (lençol, toalha de rosto e toalha de bidé) ascende a 57,99 euros. Os envios são gratuitos para encomendas no valor mínimo de 30 euros, em Portugal e Espanha (100 euros, para o resto da Europa).

Fotografia: DR

A Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas nasceu em 1845, naquela cidade do distrito de Santarém, por iniciativa de comerciantes lisboetas que queriam ser independentes de importações. Primeiro, centrou-se na fiação de linho, juta e algodão e na confeccão de lonas de algodão. Foi crescendo e, no fim do século XIX, era das maiores empresas da indústria transformadora nacional.

Em 1972, a casa passou a fabricar toalhas de banho e outros artigos turcos, como roupões e chinelos, e virou referência na confeção de roupa de banho. Encerrou em 2011, muito devido à crise financeira de 2008, tendo sido relançada recentemente por uma nova geração, com o apoio de Adolfo de Lima Mayer, acionista e ex-administrador da Companhia de Torres Novas.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend