Seis sugestões para celebrar o Dia Internacional dos Museus

Espaço Armanda Passos, no Museu do Douro, Régua.
Assinala-se hoje, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, que este ano é dedicado ao tema «O futuro dos museus: recuperar e reimaginar». Ficam aqui algumas sugestões para fazer durante o dia.

Museu Soares dos Reis | Porto
A obras de reabilitação no MNSR ainda não estão totalmente terminadas, por isso a exposição permanente está ainda interdita. Mas recentemente, o museu inaugurou três exposições temporárias e recebe hoje público, gratuitamente, até às 17h30. “A Índia em Portugal– um tempo de confluências artísticas”, “José Régio [Re]Visitações à Torre de Marfim” e “Depositorium… 1” são as três exposições visitáveis.

WOW | Vila Nova de Gaia
Para celebrar a efeméride, o World of Wine (WOW) organiza uma visita guiada ao museu The Bridge Collection com o dono da coleção, Adrian Bridge, CEO deste espaço. Neste, que é um dos seis museus do WOW, inaugurado no verão passado, pode ficar a conhecer-se a coleção com cerca de 2000 peças. “Estou atento a todos os leilões e também já entrei no circuito de arte onde se comercializam as peças mais fantásticas, que recontam a história da Humanidade através do ritual da bebida”, explica. “Acabo por saber de cor a história de quase todas as peças expostas. Umas serviram para celebrar vitórias em batalhas, outras eram amuletos contra bebidas envenenadas. A evolução dos tempos e das eras conta-se através da evolução dos copos e recipientes que usávamos e isso é apaixonante”, diz. A exposição está organizada consoante os diversos períodos e momentos da história, iniciando nas primeiras civilizações com a peça mais antiga que remonta ao ano 7500 a.C. A visita guiada por Adrian Bridge acontece às 19h. A participação é limitada a um reduzido número de pessoas, tem o preço de 20 euros e inclui um Vinho do Porto, na receção. Os bilhetes estão à venda em wow.pt.

Museu do Douro | Peso da Régua
O Museu do Douro abre hoje ao público o Espaço Armanda Passos, no qual estará exposta permanentemente uma coleção composta por 83 obras desta artista nascida no Peso da Régua, entre desenhos a tinta da china, guaches, óleos, gravuras e serigrafias. Esta nova ala de visitas vai permitir ao visitante fazer um percurso pela diversidade de obras e diferentes técnicas usadas pela artista plástica e ficar a conhecer melhor a sua arte. Destaque-se, por exemplo, a coleção de serigrafias que foi editada com uma técnica muito particular e pela própria Armanda Passos.

Castelo de S. Jorge | Lisboa
O Castelo de São Jorge, ícone da capital, foi um dos locais escolhidos para o celebrar um conjunto de iniciativas e novidades. Durante o período de encerramento devido à pandemia, este equipamento municipal reinventou-se e, apesar da ausência dos visitantes, desenvolveram-se vários projetos, com destaque para o percurso acessível da Praça de Armas e do Miradouro do Castelo (que contou com a colaboração da Associação Salvador) e que será agora inaugurado. Assim, o Castelo possibilita uma fruição do património extensível a mais cidadãos. O dia será preenchido com a conferência “Ribeiro Telles, Alfama e o seu Castelo” e ainda cinema e música.

Centro de Artes | Caldas da Rainha
O município de Caldas das Rainha apresenta atividades para toda a família, no Centro de Artes. Os palhaços Ide e Pepe fazem uma volta ao mundo dos instrumentos musicais, para crianças dos 5 aos 12 anos. O Centro de Artes disponibiliza, ainda, visitas guiadas aos museus e uma oficina criativa, onde cada criança pode escolher a sua escultura e explorar do barro.

Museu do Trabalho | Setúbal
A Reserva Técnica Michel Giacometti, instalada no polo da Bela Vista do Museu do Trabalho, reabre hoje depois de ter sido renovada pela Câmara Municipal. O equipamento (na Avenida Bela Vista, 10, r/c), acolhe mais de 1100 objetos recolhidos por Michel Giacometti no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, uma das ações do Serviço Cívico Estudantil, criado em 1975, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril. O Plano, construído e supervisionado por Giacometti, levou, durante os três meses do verão de 1975, mais de uma centena de pré-universitários ao encontro de comunidades rurais e piscatórias. Os objetivos passavam pela promoção da animação cultural e formação de associações e cooperativas e pela recolha etnográfica musical, literária, sanitária e material, constituída por instrumentos de trabalho. As recolhas, das quais fazem parte milhares de fichas dactiloscritas, fotos, objetos etnográficos e instrumentos agrícolas únicos, e que estavam há várias décadas subutilizadas e a precisar de novo acondicionamento, enquadramento e contextualização museográfica, estão agora reunidas na reserva.

Partilhar
Morada
Rua Marquês de Pombal, Peso da Régua
Telefone
254310190
Horário
Das 10h às 18h. Não encerra.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
R. de Dom Manuel II, 44, Porto (Cedofeita)
Telefone
223393770
Custo
(€) 5 euros
Horário
Das 10h00 às 18h00. Encerra à segunda.


GPS
Latitude : 41.14759069999999
Longitude : -8.621236100000033
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua do Choupelo, 39, Vila Nova de Gaia
Telefone
220121200
Horário
Diariamente, das 09h às 00h.

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Santa Cruz, Lisboa
Telefone
218800620
Horário
Das 10h às 21h. Não encerra.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Dr. Ilídio Amado, Caldas da Rainha
Telefone
262840540


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Largo dos Defensores da República, Setúbal
Telefone
265537880
Horário
De terça a sexta, das 09h30 às 18h00. Fim de semana, das 14h00 às 18h00. No verão, sábado até às 19h00.


GPS
Latitude : 38.52315775831628
Longitude : -8.886489107409716
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend