Cinco ideias para festejar o São Martinho de Norte a Sul

As panquecas de castanha do Friends Kitchen, em Gaia. Fotografia: DR
O outono está aí e, com ele, o Dia de São Martinho, que se celebra no dia 11 de novembro. Há iniciativas a assinalá-lo de Norte a Sul, seja num magusto, num mercado de produtores locais ou em casa, na companhia de um bom vinho. Aliás, na mesma data, comemora-se o Dia Mundial do Enoturismo.

Diz a lenda que um soldado romano, de nome Martinho, estava a caminho da terra natal, num dia muito frio, quando se deparou com um mendigo a pedir esmola. Quando rasgou a sua capa em duas e entregou metade ao homem, o tempo aqueceu, como que a compensar Martinho pela sua boa ação. Daí a expressão verão de São Martinho, aplicada quando, na véspera e no Dia de São Martinho, o sol ressurge. Seja ou não o caso, há várias opções para celebrar a data.

#1 Vila Nova de Gaia

Panquecas de castanha para o lanche (e não só)

Panquecas de abóbora e requeijão (na foto), salada e hambúrguer com abóbora ou vitela de comer à colher com risoto de cogumelos. Eis algumas das sugestões disponíveis do pequeno-almoço ao jantar, passando pelo brunch, no Friends Kitchen, o restaurante do hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, que vai ainda lançar as panquecas de castanha (6,50 euros) nesta sexta-feira, a tempo do São Martinho. Também adequado à data é o folhado de castanha com gelado de vinho do Porto (7 euros), nas sobremesas. Para apreciar num espaço com 700 metros quadrados, que facilita o distanciamento social.

Fotografia: DR

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Diogo Macedo, 220, Vila Nova de Gaia
Telefone
223747500
Horário
Das 10h30 às 22h30. Não encerra.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245

 

#2 Palmela

Visitar adegas e mercados locais de produtores

O São Martinho e o Dia Mundial do Enoturismo servem de pretexto para uma visita ao concelho de Palmela, seja para passear no centro histórico, com o seu castelo; para comprar produtos sazonais nos mercados locais de produtores (em Palmela e Pinhal Novo ou no Mercado da Aldeia, em Quinta do Anjo, ao sábado); ou para conhecer adegas com visitas guiadas e provas especiais.

Sem sair de casa também se pode apreciar os vinhos da terra. Por exemplo, a Adega de Palmela propõe o seu Pedras Negras Vinho Licoroso Abafado para acompanhar com castanhas, doçaria regional, conventual e chocolate preto, neste São Martinho. Este aperitivo de cor âmbar, de sabor fresco e equilibrado, com aroma a mel, frutos secos e chá, pode ser adquirido aqui, a um preço especial de 3,79 euros, até ao próximo dia 15.

Fotografia: DR

Outra sugestão é ir de comboio até à aldeia vinhateira de Fernando Pó e descobrir a Rota das Vinhas do Pó. Há ainda inscrições abertas para o Fórum Turismo Palmela, neste ano em formato webinar, sob o tema “Reinventar o Turismo – Cooperação para o Desenvolvimento”.

 

#3 Portalegre
Um magusto num hotel vínico

No Torre de Palma Wine Hotel, no Alto Alentejo, o São Martinho é celebrado com um magusto à volta da fogueira, e tem um programa próprio. Além de castanhas assadas na brasa, há novas propostas assentes neste fruto de outono, com a assinatura do chef Filipe Ramalho. Esse menu especial, harmonizado com vinhos da Adega de Torre de Palma, inclui tarte de farinheira de castanha, borrego assado com abóbora e castanha e cheesecake de abóbora, gelado de canela, geleia de abóbora e crumble de bolacha Maria e castanhas. Durante este mês, os preços dos quartos começam em 215 euros por noite.

Fotografia: DR

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

#4 Almeirim
Vinho licoroso para acompanhar castanhas e batata-doce

Para acompanhar as castanhas e a batata-doce características desta época, a Quinta da Alorna propõe o Abafado 5 Years, um vinho licoroso feito com a casta Fernão Pires, segundo o método de produção tradicional de abafar o mosto com aguardente vínica, para interromper o processo de fermentação, a que se segue um estágio de pelo menos cinco anos em barricas de carvalho. Tem aroma sobretudo a mel e frutos secos, mas também a figo e amêndoa, e uma textura descrita como suave, doce e fresca. Pode ser encontrado em grandes superfícies, garrafeiras ou na loja da Quinta da Alorna, em Almeirim. PVP recomendado: 6,99 euros.

Fotografia: DR

 

#5 Todo o país
Apreciar vinhos de talha alentejanos

O segmento dos vinhos de talha (vasilhas de barro) tem crescido, e o São Martinho é ideal para experimentar alguns rótulos. A Casa Relvas, em São Miguel de Machede, tem apostado nessa tradição alentejana, praticamente caída em desuso. As uvas ficam dois a três meses a macerar nas talhas, que são revestidas com pez de louro, resina de pinheiro e cera de abelhas, e abertas por esta altura. O resultado são os vinhos ART. TERRA Amphora Branco 2019 e Tinto 2018 (13-15 euros), que podem ser encontrados em garrafeiras e restaurantes de todo o país, ou aqui www.umdiaemsaomiguel.pt.

Da Morais Rocha Wines, por outro lado, há o vinho de talha JJ tinto e branco, lançado neste ano, em homenagem ao avô João José Rocha, que fazia o seu próprio vinho de talha, de forma tradicional, juntando a família na vila da Vidigueira, onde tinha talhas mais velhas que ele. Estão à venda no El Corte Inglés de Lisboa, e cada garrafa custa 22,90 euros.

Vinhos JJ. (Fotografia: DR)

 

Artigo atualizado às 12h51 de 06 de novembro de 2020 com retirada da informação acerca do jantar no Largo do Paço, em Amarante, que foi cancelado. O restaurante estará encerrado durante o mês de novembro. Atualizado às 15h33 com novo preço dos vinhos de talha JJ.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend