São Martinho: Valpaços vai ter um bolo de castanha com 600 quilos

A castanha vai ser rainha da festa nos próximos dias 8 a 10 de novembro em Valpaços. (Fotografia: DR)
Feira em Valpaços dedicada ao ouro da Terra Fria realiza-se entre os dias 8 e 10 de novembro, em Carrazedo. Promete muita e boa gastronomia, fartura de animação e um bolo gigante com 600 quilos.

A castanha é a rainha da festa no fim de semana dos próximos dias 8 a 10 em Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços. O fruto que mais contribui para a economia local sabe bem comido cru, cozido, assado ou frito, mas também entra na confeção de uma variedade de iguarias gastronómicas que o visitante vai poder provar nas pastelarias, tasquinhas e restaurantes presentes no evento.

A Câmara de Valpaços garante que não vai faltar castanha durante os três dias do certame, para o qual são aguardadas 50 mil pessoas, e que há de ter um preço de venda ao público entre os três e os quatro euros por quilo.

A par da castanha, alguns dos cerca de 80 expositores também levarão outros produtos regionais como vinho, azeite, mel, fumeiro, folar, doçaria, compotas e artesanato. E não faltará animação musical com Delfim Júnior e Império Show, na sexta-feira à noite, e com Amigos Vitó, no sábado. Estão também previstos espetáculos com as concertinas de Bárbara e Diogo e com o Rancho Folclórico de Conde, Guimarães.

Há ainda magustos, um concurso da castanha e a abertura, no domingo, do que a organização diz ser o maior bolo de castanha, com um peso a rondar os 600 quilos. Todos poderão prová-lo.

A 23.ª Feira da Castanha Judia é organizada pela Câmara de Valpaços e pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, com o apoio da empresa intermunicipal Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega.

 

Castanhas e folar

Apesar de estarmos em tempo de castanhas, é impensável ir a Valpaços e não comer o típico folar, que já tem Indicação Geográfica Protegida. Prefira o que tem este selo, pois garante a sua genuidade.

 

 

+ Para além da Feira de São Martinho


01. Ecovia do Rabaçal

Está aberta há pouco tempo e é uma das melhores alternativas na região para quem gosta de caminhadas na natureza. A Ecovia é composta por três percursos que totalizam cerca de 60 quilómetros: rio Calvo, Rabaçal Norte e Rabaçal Sul). Todos começam na praia fluvial do Parque de Campismo de Rabaçal. Para já, é na Loja Interativa de Turismo que deve recolher informação antes de avançar para o terreno. Mesmo que entrem por áreas de olival, vinhas e soutos, os percursos nunca perdem de vista o rio que dá nome à ecovia e seus afluentes. O percurso mais longo passa pela aldeia de Calvo (freguesia de Santa Valha), que hoje é apenas um conjunto de ruínas. Existem também lagares de vinho escavados na rocha, moinhos e um vasto conjunto de sítios e vestígios que remetem para muitos séculos atrás.

Parque de Campismo do Rabaçal EN 206, Possacos

(Fotografia: DR)

 

2. Casa do Vinho
É um museu interativo de visita obrigatória para quem quiser conhecer melhor a história do vinho na região de Trás-os-Montes e, particularmente, no concelho de Valpaços, cujo nome, segundo historiadores, é um derivado do excelente vinho ali produzido no tempo dos romanos. Produziam o “vinho passum”, diz-se que talvez o melhor vinho do Império Romano, e daí a evolução de vale passum para vale passos e finalmente para Valpaços.

Av. Eng. Luís de Castro Saraiva. Das 9h às 12h e das 14h às 17h30. Não encerra. Tel.: 278710138. Entrada gratuita.

(Fotografia de Rui Manuel Ferreira/GI)

 

3. Comprar produtos locais
A Loja Interativa de Turismo fica na Casa do Vinho e dispõe de toda a informação sobre a região e o concelho de Valpaços. Lá é possível comprar os produtos tradicionais do concelho a preço de produtor, como vinho, azeite, mel, compotas, frutos secos, entre outros.

Loja Interativa de TurismoAv. Eng. Luís de Castro Saraiva, Valpaços

 

4. centro hípico travancas
Situa-se a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade de Valpaços e tem aulas de equitação disponíveis diariamente para crianças e adultos. Também é possível ter aulas de hipoterapia, fazer passeios de charrete e ter contacto com diversos animais.

Travancas (a 15 quilómetros do centro da cidade)

 

5. Vias Augustas XVII
O percurso pedestre tem 19 quilómetros no concelho. Está inserido na rota romana que tem uma extensão de 800 quilómetros e abrange um total de 18 cidades de Portugal e Espanha. O troço local atravessa as freguesias de Friões (Mosteiró de Cima e Barracão), Ervões (Sá), Vilarandelo (Vilarandelo), Valpaços (Lagoas) e Possacos (Possacos). Está repleto de história, com calçadas e pontes romanas e elevada biodiversidade de fauna e flora.

Percurso de 19 km. Atarvessa as freguesias de Valpaços, Friões, Ervões, Virandelo e Possacos.

 

6. Igreja de São Nicolau
A Igreja de São Nicolau, em Carrazedo de Montenegro, classificada como Imóvel de Interesse Público, é um ex-líbris do património religioso do concelho e merece uma visita. Impõe-se pelas suas singulares dimensões.

Carrazedo de Montenegro
GPS: 41.5636774, -7.426326.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend