Redescobrir Miragaia à boleia do JN North Festival

Zona ribeirinha de Miragaia, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/GI
A poucos minutos da Alfândega, na freguesia de Miragaia (e por perto) encontram-se lugares para aconchegar o estômago com comida caseira, beber um copo de olhos no Douro e descansar o corpo após uma noite de dança, no JN North Festival.

Ao passar pela Alfândega, um turista salta da bicicleta onde segue e desata a fotografar, encantado, o casario encavalitado, que se estende desde o miolo urbano junto a Cedofeita até ao Rio Douro. Esta imagem, de prédios antigos e estreitos, de todas as cores e padrões de azulejos, é uma das mais marcantes da freguesia de Miragaia, cujo ponto de partida para a sua descoberta pode bem ser a MENINA COLINA GUESTHOUSE, inaugurada há dois anos, na Rua Dr. Alberto Aires de Gouveia. Este alojamento de nove quartos, onde cada um tem a sua personalidade, ocupa um belíssimo edifício centenário recuperado, do qual foram mantidos detalhes originais como os tetos de estuque, as paredes pintadas a imitar mármore, a clarabóia que ilumina as escadas e o surpreendente jardim das traseiras, pejado de japoneiras.

(Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens)

Dali até à TABERNA SANTO ANTÓNIO – na freguesia da Vitória, colada a Miragaia – são cerca de cinco minutos a pé. Este espaço de comida tradicional portuguesa, com morada na Rua das Virtudes, foi fundado há 33 anos, e é das mãos de Hermínia Mimoso que, para muitos, saem os melhores bolinhos de bacalhau da cidade. Mas há outros petiscos para experimentar na sala com paredes de pedra, como as pataniscas, os rissóis, as tripas e a bola de carne. Também tem sucesso o bacalhau à Braga e o cozido à portuguesa.

Taberna Santo António
(Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Descendo até à zona ribeirinha, chega-se ao restaurante VERSO EM PEDRA, especializado em francesinhas, com nove versões da sanduíche portuense. Conta-se uma recheada com frango, outra com lombo assado e até uma opção vegetariana, mas é a Mega que se destaca. Com mais de 5 quilos, conseguir comer esta francesinha sozinho – apenas numa hora e sem se levantar do lugar – é um desafio tal que, quem o conseguir ultrapassar, recebe 200 euros como prémio. Caso contrário, terá de ser pago o seu devido valor: 45 euros.

Verso em Pedra.
(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

Para um copo ao fim do dia, sugere-se o MIRAJAZZ. O bar alcança-se subindo as Escadas do Caminho Novo, a poucos metros do restaurante, que levam até uma varanda privilegiada sobre o Douro. Neste espaço, projeto do Grupo Musical de Miragaia, ouve-se jazz, bem como as suas vertentes – bossa nova, funk e soul -, enquanto se pica uma tábua de queijo da ilha e presunto, tremoços, azeitonas e tostas variadas, ou, para quem prefere doces, brownie e gelados em palito, ambos artesanais. Para acompanhar, há uma carta de vinhos extensa, com todas as regiões portuguesas, e cervejas.

Mirajazz.
(Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend