Rede de Cafés Históricos da Península Ibérica nomeada para prémio europeu

Café Santa Cruz, em Coimbra. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
A proposta partiu da Associação dos Cafés com História de Portugal, que pretende promover o conceito e a definição de Café Histórico, bem como destacar a sua importância para o turismo.

A proposta da criação de uma rede entre Portugal e Espanha que estabeleça um itinerário de cafés históricos foi nomeada para o Prémio pelo Especial Interesse para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo em Património Cultural, atribuído pela European Cultural Tourism Network.

A ideia partiu da Associação dos Cafés com História de Portugal, que “pretende promover a discussão do conceito e a definição de Café Histórico, destacando a sua importância para o turismo sustentável, para o turismo cultural, para a promoção da gastronomia nacional e para evidenciar os aspetos a competitividade”, lê-se em comunicado. Na base da candidatura estão os “Cafés Históricos da Península Ibérica como exemplos (únicos) de património material, mas também marcos simbólicos do património imaterial das suas comunidades. A forma como estes estabelecimentos têm conseguido manter vivos os seus negócios, as suas tradições, a sua monumentalidade, a sua identidade e a memória social ao longo de várias gerações foram algumas das vertentes assinaladas. Mas, estes Cafés Históricos, também têm incorporado novos conceitos culturais e comerciais para se manterem competitivos e atrativos face a novos modelos de negócio”.

O anúncio e entrega de prémios acontecerá no Encontro Internacional da ECTN , a decorrer no dia 22 de outubro, na cidade de Rijeka, na Croácia. Mais informações em http://www.culturaltourism-network.eu/.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend