Receitas de doces para festas (e todos os outros dias)

Fotografia: DR
O novo livro de Cristina Manso Preto, “Doces”, reúne mais de 80 receitas de bolos, biscoitos, tartes, pudins e outras sobremesas, para assinalar datas festivas ou dar um conforto. Quase todas são de execução fácil - ou, como ela diria, “super fácil”.

O novo livro de Cristina Manso Preto, “Doces”, reúne mais de 80 receitas para datas festivas, como o Natal, a Páscoa ou dias de aniversário, sem esquecer o quotidiano. Feitas, em regra, com ingredientes habituais nas despensas portuguesas, e acompanhadas por fotografias coloridas e bem humoradas – como, desde logo, o texto introdutório. Em cada uma é apresentado o tempo que leva a fazer e o grau de dificuldade: maioritariamente fácil ou, como diria a chef, “super fácil”.

Várias receitas são suas, ou adaptadas por si, mas muitas chegaram-lhe através de tias, primas e, em especial, da avó Cesaltina – a quem, entre outros, dedica esta segunda obra (em 2019, lançou “As receitas de Cristina Manso Preto”, com alguns dos seus pratos preferidos). Foi do caderno da avó que saíram, por exemplo, as receitas do pudim de cenoura e das areias, e a do pão de ló era da prima Palmira. Ao longo de mais de 200 páginas, Cristina Manso Preto ensina a fazer doces tradicionais, como aletria, rabanadas ou bolos de romaria (também chamados bolinhos de gema), mas também tarte banoffee, bombons de morango, pêssegos assados com mel e especiarias e outras sobremesas.

No início do livro, a autora partilha uma série de conselhos e dicas. Por exemplo, peneirar sempre farinha, açúcar e outros elementos secos, para deixar a massa mais leve e evitar grumos; usar uma garrafa de vidro como rolo da massa e um recipiente com água para testar se os ovos estão bons (se forem ao fundo, estão aptos para consumo; se boiarem, é preferível deitá-los fora). Só depois dá instruções para encher a mesa com doçaria, paixão assumida por esta portuense, que teve um restaurante onde se ocupava da cozinha, mas acabou por se dedicar ao catering, até hoje.

“Doces”, de Cristina Manso Preto
Porto Editora
208 páginas
PVP: 19,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend