Provas de fogaça, concertos intimistas, cerveja artesanal. O aquecimento para as Fogaceiras já começou

Procissão das Fogaceiras (Fotografia de Maria João Gala/GI)
A Festa das Fogaceiras, a festividade mais emblemática de Santa Maria da Feira, celebra-se a 20 de janeiro com a tradicional procissão. Antes disso, há coisas a acontecer. Degustações, música em espaços com história, uma bebida que é uma homenagem.

Fogaça, o pão doce de Santa Maria da Feira oferecido ao mártir São Sebastião para livrar o povo da peste há mais de cinco séculos (com exatidão, há 518 anos), ícone da doçaria regional, símbolo de uma tradição, volta a estar no centro das atenções. A Festa das Fogaceiras aproxima-se com a procissão de meninas vestidas de branco e fogaças à cabeça a 20 de janeiro, feriado municipal. O aquecimento começa antes.

Nesta sexta-feira, 6 de janeiro, e pela primeira vez em 15 edições, a Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira é aberta ao público que assim tem a oportunidade de pôr as mãos na massa e acompanhar os passos do processo de fabrico do secular pão doce e, além disso, conhecer algumas das curiosidades associadas ao formato, à textura, à cozedura e à maneira como deve ser degustada. É no castelo, a partir das 21h, e termina com a prova do tradicional pão doce acabado de sair do forno, acompanhado de queijos de produção local, cerveja artesanal com lúpulo feirense e vinho do Porto.

A fogaça da Feira é produzida diariamente por todo o concelho, obedece a rituais ancestrais, exibe, no topo, as quatro torres do castelo. Deve ser rasgada à mão, sem uso de faca, o que permite seguir a orientação do cone enrolado
durante o processo de produção. Cai bem com doces e salgados.

Para acompanhar, há uma bebida a preceito que celebra a mais importante festa do concelho. Fogaceira é também o nome de uma cerveja artesanal produzida pela cervejeira Quatrotorres com lúpulos colhidos nas margens do rio Cáster, cortesia do Lúpulo Feirense. Lançada há um ano, a 20 de janeiro de 2022, com uma edição limitada a 200 garrafas, torna-se agora uma edição comemorativa e de homenagem à tradição secular, devido à elevada procura ao longo do ano passado. É uma Porter, cerveja escura, sabor robusto.

Fogaceira Quatrotorres (Fotografia DR)

 

Há também música no aquecimento para as Fogaceiras. “3CC – 3 Concertos, 3 Casas” é o novo ciclo de concertos que integra a programação cultural da festa, com a promessa de transportar o público para o aconchego de três espetáculos intimistas em três espaços carismáticos. Valter Lobo no Cineteatro António Lamoso a 11 de janeiro. Rita Vian no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, a 18 de janeiro. Amara Quartet no salão nobre dos Paços do Concelho, na câmara municipal, a 25 de janeiro. Sempre às 21h30. Os dois primeiros concertos fecham com uma degustação de fogaça harmonizada com cerveja artesanal de produção local.

Amara Quartet (Fotografia DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend