Porto: 6 sugestões para um fim de semana de cultura (e não só)

Fotografia: Adriano Miranda
Arte contemporânea, espetáculos e performances, uma exposição de fotografia que levanta questões relacionadas com a dignidade humana, tudo de acesso livre. Há muito para fazer neste fim de semana, no Porto. Até celebrar a chegada do ano novo chinês com uma série de pratos típicos associados à boa sorte.

1. Visitar a exposição de fotografia “São Pessoas”

Fotografia: DR

Adriano Miranda e Paulo Pimenta, fotojornalistas do Público, percorreram o país, de Bragança ao Algarve, para retratar pessoas atacadas pela pobreza, pela precariedade, pela exclusão. Esse projeto fotográfico, que denuncia a luta que muitos portugueses travam, diariamente, para garantir condições mínimas de subsistência, pode ser apreciado de duas formas: adquirindo o livro “São Pessoas” (20 euros, edição de autor); e visitando a exposição homónima, no Mira Fórum, em Campanhã, até ao próximo dia 15, de terça a sábado, das 15h às 19h. A exposição, de entrada livre, junta às fotografias uma série de depoimentos para ouvir diante de uma parede cheia de espelhos. Porque podíamos/podemos ser nós.

 

2. Celebrar o 88.º aniversário do Teatro Rivoli

Fotografia: Artur Machado/GI

O fim de semana é de festa, com uma variedade de espetáculos gratuitos, incluindo concertos e performances, em diferentes espaços, a propósito dos 88 anos do Teatro Rivoli. Durante dois dias, os espetadores podem aceder a uma amostra da programação pluridisciplinar que o Rivoli e o Campo Alegre disponibilizam ao longo do ano. Os bilhetes para sábado e domingo podem ser levantados na Bilheteira do Teatro Rivoli no sábado, a partir das 11h00 (dois bilhetes por pessoa e por espetáculo, no máximo); no domingo, os que restarem ficam disponíveis no mesmo horário e segundo as mesmas condições. O programa completo está aqui.

 

3. Espreitar as novidades do Quarteirão das Artes

Fotografia: Fernando Fontes/GI

Na tarde de sábado regressam ao Quarteirão de Miguel Bombarda as inaugurações simultâneas, com visitas guiadas gratuitas (mediante inscrição, até sexta-feira, através do e-mail [email protected] ). Neste que é o primeiro de seis ciclos em 2020 estreiam, ao mesmo tempo, 15 exposições de arte contemporânea, patentes até 7 de março. Tudo acompanhado por animação diversa: música, dança, sessões de DJing, workshops.

4. Experimentar a cerveja de janeiro da Nortada

Fotografia: DR

Lançar uma cerveja nova por mês, disponível, por tempo limitado, em garrafa ou à pressão, e com rótulo desenhado por um artista. Eis a resolução de ano novo da Nortada, que começa a ser cumprida já neste sábado, com a apresentação da edição especial de janeiro. Trata-se de uma Extra Stout cujo rótulo ficou a cargo de André Gomes, ilustrador natural de Arouca. Esse e o nome da cerveja só serão revelados na sessão de lançamento, que decorre na Fábrica Nortada e inclui um concerto gratuito dos Black Cherry.

5. Celebrar o ano novo chinês (e atrair a sorte) com pratos asiáticos

Fotografia: Paulo Pimenta/DR

O restaurante panasiático Boa-Bao assinala a chegada do ano novo chinês com um menu especial, composto por sete pratos típicos. A ementa, disponível até 25 de janeiro – dia do ano novo chinês, sob o signo do rato -, é carregada de simbolismos. Logo nas entradas encontram-se os dumplings ao vapor com recheio de porco e cebolinho, associados à sorte e à riqueza para o novo ciclo; e os rolinhos primavera de lagosta e caril com molho picante de manga, que se acredita trazerem felicidade e prosperidade. E entre os pratos principais está o Buddha’s Delight, que representa os recomeços, primeiramente desenvolvido por monges budistas.

 

6. Explorar o Museu Romântico com as crianças

Fotografia: Carlos Santos Silva / GI

O Museu Romântico acolhe mais uma oficina para famílias, no domingo, às 11h. «Explora o Museu! – “A brincar é que a gente se entende…”» é o nome da iniciativa, destinada a crianças com pelo menos 3 anos. A sua coleção serve de ponto de partida para variados jogos e atividades, que promovem a criatividade, a cooperação e a descoberta em ambiente familiar. As brincadeiras decorrem, de forma autónoma, após uma visita orientada ao espaço.

Partilhar
Morada
Rua de Miraflor, 155, Porto (Campanhã)
Telefone
929113431
Horário
Das 15h00 às 19h00. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.1485901
Longitude : -8.587386400000014
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua de Sá da Bandeira, 210, 4000-427 Porto
Telefone
220181002
Horário
Das 17h30 às 2h. Encerra ao domingo e segunda.


GPS
Latitude : 41.1479942
Longitude : -8.608167999999978
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua da Picaria, 61-65, Porto (Baixa)
Telefone
910043030
Horário
Das 12h00 às 23h30; quinta a sábado, até às 00h30. Não encerra.

Website

GPS
Latitude : 41.1492824
Longitude : -8.613002599999959
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend