Open House Lisboa arranca este fim de semana

O Jardim Botânico da Ajuda é um dos espaços de portas abertas na Open House Lisboa. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Nesta 10ª edição do evento haverá visitas gratuitas, livres ou guiadas, a 68 espaços de Lisboa e, pela primeira vez, também de Almada.

Mais de 60 espaços, entre casas particulares, fábricas, cinemas, jardins e conventos, vão estar abertos ao público, este fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, a propósito da 10ª edição da Open House Lisboa. Pela primeira vez, a iniciativa estende-se às duas cidades das duas margens do Tejo, contando com 68 espaços para visitas gratuitas, 49 em estreia.

A proposta comissariada pelo coletivo Baldios, de arquitetura paisagista, é percorrer os “Caminhos da Água” que “moldam as paisagens de Lisboa e Almada” e que convidam “à descoberta de diferentes tipologias de edifícios que resultam do vínculo entre água e cidade, percorrendo o Tejo e os vales de ambas as margens”, anunciou o programa divulgado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, que promove a iniciativa, citado pela Lusa.

Para além das visitas ao interior de edifícios como o Convento de Santos-o-Novo, Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, a sede da Vieira de Almeida, e o Jardim Botânico da Ajuda, o Open House Lisboa também oferece percursos urbanos a pé acompanhados por especialistas, passeios sonoros orientados por narrações, por vezes com cariz mais histórico ou poético, que podem ser descarregados para um dispositivo móvel. As visitas são todas gratuitas, algumas com reserva prévia, e com três formatos à escolha: livres, acompanhadas por especialista ou acompanhadas pelo voluntariado que constitui a cara deste evento anual.

Esta edição da Open House vai ter visitas para pessoas cegas ou com baixa visão, e para pessoas com deficiência cognitiva, em articulação com atividades do Programa Júnior. Estão previstos passeios, visitas e oficinas criativas “Colina Acima, Colina Abaixo”, com descrição visual e materiais táteis. E a visita guiada aos Antigos Estaleiros da Lisnave terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Estão também previstas oito iniciativas independentes, nos espaços do roteiro. O Programa Plus contará com concertos, dança, percursos, exposições e oficinas.

As inscrições podem ser feitas através do endereço [email protected]. Por questões de segurança e para se evitarem aglomerados, terá de ser feita reserva e será aplicado um sistema de registo de entradas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend