O Cozinheiro do Ano elege-se este ano no Porto – e a entrada é grátis

O concurso Cozinheiro do Ano, que já premiou chefs como Sá Pessoa, João Rodrigues e António Loureiro, hoje com restaurantes com estrela Michelin, regressa dia 27 com nova edição, à Alfândega do Porto. A entrada é grátis.

É um dos concursos nacionais mais importante da cozinha profissional portuguesa e está de regresso este mês, desta vez tendo a Invicta como palco. A Alfândega do Porto acolhe dia 27 de novembro mais uma edição da iniciativa Chefe Cozinheiro do Ano, à qual concorrem seis finalistas, de norte a sul.

Desde 1990, e ao longo dos últimos trinta anos e outras tantas galas, o concurso já premiou figuras de relevo da cozinha nacional, e que já trouxeram estrelas Michelin para os seus restaurantes, como são os casos de Henrique Sá Pessoa, do Alma (em 2005), João Rodrigues, do Feitoria (2007), Vítor Matos, do Antiqvvm (2003) ou António Loureiro (2014), que há um ano trouxe a primeira estrela Michelin para Guimarães, para o seu A Cozinha.

Luís Gaspar, responsável pelas cozinhas dos espaços Sala de Corte e Big Fish – ambos no Cais do Sodré, venceu esta competição há dois anos, enquanto que Fernando Cardoso, do restaurante Feitoria, no Altis Belém, foi o consagrado na edição do ano passado.

O programa desta edição.

O concurso é de entrada gratuita, basta que quem queira assistir e participar na iniciativa se inscreva no site oficial, e decorre entre as 09h30, até ao início da noite.

Este ano, os finalistas são António Pedro Fernandes, do Jase Hotels & Resorts – Porto Royal Bridges (Porto); António Queiróz Pinto – Restaurante de Tormes (Baião); Bruno Ribeiro – 1300 Taberna (Lisboa); João Pedro Santos – The Yeatman (V.N. de Gaia); Ricardo Luz – Restaurante Bon Bon (Carvoeiro); e Wilson Costa – Hotel Vale D´Oliveiras Resort & Spa (Carvoeiro). Cada um deles terá que cozinhar, perante a plateia e o leque de jurados, uma entrada, um prato de peixe, um outro de carne, um prato tradicional de tacho e uma sobremesa.

André Silva (Gastrobar, Porto Palácio Hotel), António Loureiro (A Cozinha, Guimarães), Louis Anjos (Bon Bon, Carvoeiro), Rui Martins (Paparico, Porto) e Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante) são os convidados que estarão presentes na iniciativa, onde farão demonstrações e replicarão os pratos que os tornaram vencedores, em anteriores edições.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend