Ao todo, são 61 os mercados e feiras que integram a nova Rota dos Mercados, a iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que pretende promover o produto local e sazonal e a economia de proximidade, através de um maior estreitamento entre consumidor e produtor.
A rota inclui os 19 municípios da Região de Coimbra, ajudando estes espaços em termos de potencialidade turística, e pode ser consultada aqui, com informações detalhadas sobre os mesmos, como periodicidade, horários ou localizações. O novo roteiro, que foi agora lançado, pode também ser adquirido nos pontos de turismos dos municípios em questão.
O Mercado D. Pedro V (Coimbra), o Mercado Municipal de Cantanhede, o Mercado Engenheiro Silva (Figueira da Foz), o Mercado da Praia de Mira, o Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, o Mercado Semanal de Penela, a Feira da Vila de Penacova, o Mercado Semanal da Mealhada e o Mercado Municipal de Arganil são alguns exemplos integrantes desta rota mercantil.
“Os mercados precisam de pessoas, precisam de clientes, para que todo o ecossistema possa funcionar. […] Os mercados locais tiveram um decréscimo da sua representação e é importante estimulá-los. De que vale a obra física se não houver dinâmica associada?”, frisou à Lusa Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, acrescentando que estes 61 mercados e feiras “demonstram a heterogeneidade” dos 19 municípios em questão.