Treinos vintage para reviver os anos 80 e 90 na hora de fazer exercício

(Fotografia: RODNAE Productions/Pexels)
Treinos dos anos 80 e 90, ou atuais orientados por atores que marcaram épocas, estão disponíveis gratuitamente em diversos sites, para animar e diversificar a hora do exercício físico.

A oferta de vídeos de treino na Internet é grande e para todos os gostos. Não só se encontram treinos dados por personalidades ligadas ao fitness, como aulas inteiras disponibilizadas por diversos ginásios. Mergulhando na imensidão daquilo que existe, sobretudo no YouTube, encontram-se algumas relíquias, com vinte anos ou mais. Tratam-se de vídeos, quase todos retirados de cassetes VHS, orientados tanto pela atriz Jane Fonda – pioneira do exercício em casa, com o lançamento do primeiro treino em vídeo em 1982 -, como pela modelo Cindy Crawford ou pelas profissionais do fitness Tamilee Webb, Donna Richardson e Tracy York. Mesmo com baixa resolução e alguns cortes pelo meio, estes vídeos – que acabaram por abrir caminho para o que hoje se faz -, são divertidos e podem ser uma experiência diferente para quem treina em casa com regularidade.

Quem preferir vídeos com o mesmo espírito, mas com uma qualidade superior, encontrará uma série deles no canal norte-americano de desporto BeFiT, dos dez até aos 60 minutos. Têm cerca de oito anos e contam com a participação de Jane Fonda, que na altura se apresentava com 75 anos de idade (hoje conta 83).

Também o site Internet Archive reúne diversos vídeos antigos de treino, sobretudo dos anos 80 e 90, guiados por Jane Fonda, pela personal trainer Kathy Smith e por Gin Miller, a criadora do fenómeno de fitness Step Training, no final do anos 80.

Aeróbica para iniciantes
O canal de YouTube do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (youtube.com/NHS) lançou, no início do ano, um treino aeróbico para iniciantes, de baixa intensidade. Durante 45 minutos, a instrutora Carlie Milner guia os espectadores por uma rotina “dançável” que promete exercitar o corpo e a coordenação.

1 | “Jane Fonda – Working Out para PRINCIPIANTES” Pau Arigós (YouTube)

Retirado do programa Jane’s Fonda Original Workout, lançado em 1982 e dividido em duas partes, este treino de meia hora é direcionado para iniciantes. Trabalha-se resistência e flexibilidade recorrendo a alongamentos, saltos, agachamentos e abdominais, ao som de música da época.

2 | “Jane Fonda: Fat-Burning Latin Dance Workout” BeFiT (YouTube)

Num vídeo de dez minutos, Fonda faz-se acompanhar de seis alunos para apresentar um treino de aeróbico cardio, de baixo impacto, que junta movimentos de danças latinas, como mambo, chachachá e merengue, para energizar o metabolismo, queimar gordura e tonificar o corpo.

3 | “Buns of Steel 2000” VHS Ark (YouTube)

Tamilee Webb, Donna Richardson e Tracy York oferecem um treino de aeróbica, de baixo impacto e coreografado, para tonificar os abdominais, as coxas e os glúteos. Os exercícios são focados, sobretudo, na parte interna e externa das coxas, bem como os seus músculos posteriores e quadríceps.

4 | “Train with Van Damme – Lesson 1 [1/5]” Jean-Claude Van Damme (YouTube)

Em abril de 2020, pouco depois de ter estalado a pandemia, o ator belga Jean-Claude Van Damme lançou uma série de cinco vídeos, com dez minutos cada, chamada “Train with Van Damme”. O ícone das artes marciais partilha os exercícios simples e bem explicados, à base de alongamentos, que o ajudaram a reabilitar-se, após ter tido uma lesão. Apesar de recentes, os vídeos são uma fonte de nostalgia para os fãs dos filmes de Van Damme, como Bloodsport (1988) e Kickboxer (1989).

5 | “Cosmopolitan Tonetics (1988)” Retro Media Finds (YouTube)

O Tonetics foi lançado como “um programa inovador e revigorante de calisténicos” para modelar é o corpo. A apresentação é feita, logo no início do vídeo por Helen Gurley Brown, que ocupou o lugar de chefe da redação da revista Cosmopolitan durante 32 anos. Ao longo de 30 minutos são feitos exercícios relativamente simples para alongar e tonificar o corpo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend