Na Bonsaiteca, em Guimarães, aprende-se a arte de imitar a natureza

Ivo Santos abriu a Bonsaiteca, uma loja e ateliê dedicado à arte de bonsai, no centro de Guimarães. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
O que começou como um hobby tornou-se uma paixão que já levou Ivo Santos ao Japão para aprender a arte de bonsai. Na Bonsaiteca, além de vender as suas criações, ensina a cuidar da planta.

A Bonsaiteca não é apenas uma loja de bonsai, mas também ateliê e espaço de aprendizagem e inspiração, onde se descomplica essa arte milenar que junta o mundo natural ao design.

“O objetivo é tentar recriar uma árvore em ponto pequeno”, define Ivo Santos, o mentor do projeto. Em 2005 ofereceram-lhe um bonsai e no processo de pesquisa dos cuidados a ter entrou numa caminho sem retorno, que já o levou por várias vezes ao Japão para aprender a técnica na origem. Já expôs bonsais em mostras nacionais e internacionais, arrecadando vários prémios.

Ivo Santos, da Bonsaiteca (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Bonsaiteca (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

 

O hobby ganhou nova dimensão em 2020, durante o confinamento, quando criou a página de Instagram Bonsaiteca e começou a partilhar fotografias dos seus projetos. Choveram encomendas e questões a que Ivo dá agora resposta num espaço que é showroom e galeria, onde expõe exemplares da sua coleção privada – tem mais de 200 bonsais em casa -, como a oliveira que trouxe da Serra d’Aire.

Tem sempre 20 a 30 bonsais para venda, e o espaço acolhe todos os meses workshops para um máximo de quatro pessoas, nos quais Ivo ensina as regras básicas para cuidar da planta e como fazer a própria escultura viva a partir de uma árvore ou arbusto em bruto. “O design e o processo de transformação é o que mais gosto. O bonsai para mim também funciona como terapia.”

 

Ao fundo da loja há um terraço ao ar livre onde se revezam os bonsais para serem regados e receberem luz natural. A luminosidade é um fator fundamental para o bem-estar da planta, mas outro tão importante é o solo, que deve ser bastante drenante. Ivo tem a sua própria mistura de substrato, que inclui akadama, uma argila japonesa de origem vulcânica, e está à venda ali mesmo, no número 12 da Rua da Caldeirôa.

Bonsaiteca (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend