Museus que pode visitar à distância de um clique, sem sair de casa

Lisboa, 18/05/2017 - Reportagem da nova museografia do Museu Nacional dos Coches em Lisboa. (Jorge Amaral/Global Imagens)
Da ciência à pintura, da saúde aos azulejos e aos coches: há muita cultura para conhecer sem sair de casa. Estes são 6 exemplos de museus portugueses que têm visitas virtuais e gratuitas.

Museu Nacional da História Natural e da Ciência. Uma visita a 360º tanto pelas diferentes salas deste museu do Príncipe Real, como pelas exposições que acolhe e pela sua história. A visita começa na própria Rua da Escola Politécnica e segue por aquele que é o “último grande laboratório do século XIX”, o Laboratório Chimico, pelo Claustro e pela Reserva, entre outros espaços. Basta clicar aqui.

Museu Nacional da História Natural e da Ciência. (Leonardo Negrão/Gl)

 

Museu Calouste Gulbenkian. Há duas coleções que se podem e devem visitar na tour virtual do museu lisboeta. Trata-se da Coleção do Fundador, com objetos do Antigo Egito, do Oriente Islâmico e obras de artistas como Rembrandt, Turner, Monet, Rodin e René Lalique, e também da Coleção Moderna, com obras de arte da autoria de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego ou Vieira da Silva, entre outros. Saiba mais aqui.

Museu Calouste Gulbenkian. (Fotografia: Natacha Cardoso/GI)

 

NewsMuseum. O espaço interativo, dedicado ao mundo das notícias, dos media e da comunicação, dispõe também de uma visita virtual que dá a conhecer as suas diferentes zonas e três pisos. O Newsmuseum, em Sintra, foi inaugurado há quase quatro anos, nos primeiros minutos do 25 de abril de 2016. A visita virtual é acompanhada pela voz de Luís Paixão Martins, ex-jornalista e consultor de comunicação. Saiba mais aqui.

 

Museu Nacional do Azulejo. Está situado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado no início do século XVI pela rainha Leonor. O mundo da azulejaria pode também ser visitado através de um clique, estando, neste momento, duas exposições disponíveis online: “Grande Panorama de Lisboa” e “O azulejo em Portugal: uma arte identitária, um património mundial”. Veja aqui.

Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa (Diana Quintela/Gl)

 

Museu Nacional dos Coches. É tida como a mais completa coleção mundial de coches e carruagens reais do século XVI até ao XIX, somando mais de nove mil objetos para ver e visitar. O museu, o mais visitado em Portugal, surgiu de uma iniciativa da rainha D. Amélia de Orléans e Bragança, mulher do rei D. Carlos I. Pode ser conhecido na sua visita virtual, aqui.

Museu Nacional dos Coches em Lisboa. (Jorge Amaral/Gl)

 

Museu da Farmácia. Tem espaço físico em Lisboa e no Porto, mas também pode ser espreitado no mundo da world wide web. Por estas salas, fica a conhecer-se melhor a evolução da indústria farmacêutica – a portuguesa e a mundial, somando já 5000 anos de história. A reconstituição das farmácias portuguesas do século XVIII à de uma tradicional farmácia chinesa são alguns exemplos do que aqui se pode visitar. Veja aqui.

Museu da Farmácia. (DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend