Marco de Canaveses: Igreja de Santa Maria, um templo aberto ao Mundo

A igreja foi alvo de restauro recentemente. (Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)
A Igreja de Santa Maria, com a sua porta de dez metros de altura e paredes alvas, é um edifício carregado de significados, projetado por Siza Vieira, o primeiro arquiteto português a conquistar o prémio Pritzker, em 1992.

Da Igreja de Santa Maria se diz que é “um marco na arquitetura religiosa”. Esse edifício imponente, com o traço de Álvaro Siza Vieira, vencedor do prémio Pritzker, faz parte de um conjunto de oito obras suas, em Portugal, candidato a figurar na lista de Património Mundial da UNESCO. Também acaba de ser proposta a elevação da igreja e do seu complexo paroquial a Monumento Nacional (já é de Interesse Público). E, recentemente, houve obras de restauro.

Não faltam, pois, pretextos para ir a Marco de Canaveses conhecer aquele templo inaugurado em 1996 – de preferência, numa visita guiada, para apreender todos os pormenores e simbolismos. Começam logo na porta principal, com dez metros de altura, numa alusão aos dez mandamentos, e três metros de largura, a remeter para a Santíssima Trindade.

“A Igreja deve ter abertura para o mundo, daí esta porta enorme”, que convida toda a gente a entrar, explica o padre Hermínio Pinto. Outras referências a Pai, Filho e Espírito Santo são o altar, também com três metros, e os três janelões lá no cimo. Do lado oposto, um janelão comprido permite a quem se sentar nas cadeiras de madeira clara olhar lá para fora, e a paisagem vai da rua do lado às serras do Marão e da Aboboreira, ao longe. “A fé tem de ser vivida, não é só para celebrar aqui dentro”, sublinha, naquele templo despojado, banhado por luz natural – ainda mais no batistério, onde se ouve a água correr, representando o ciclo vida-morte-ressurreição: “A água cai, vai à capela mortuária e volta”.

As visitas guiadas permitem deslindar simbolismos e detalhes, dentro e fora do edifício.
(Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

A capela mortuária fica no piso inferior e tem gerado especial fascínio em alunos de arquitetura estrangeiros. Nas imediações surge o Centro Pastoral e Cultural, com loja, cafetaria, sala de exposições e auditório. Quem quiser prolongar a visita pode ficar alojado na Casa Passal, antiga casa paroquial.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida Gago Coutinho, Marco de Canaveses
Telefone
255 522 995
Horário
Visitas guiadas, por marcação, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h, de segunda a sexta; até às 17h ao sábado; a partir das 15h ao domingo.
Custo
() Visita guiada, 3 euros/pessoa.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend