Livros no ecrã

(Fotografia de Rui Coutinho/Global Imagens)
Conheça algumas bibliotecas digitais, onde pode encontrar clássicos da literatura portuguesa e várias obras que pode descarregar livremente para o seu tablet ou computador, em formato epub ou pdf. Se ler é viajar, este tempo de horas paradas pode tornar-se uma bela viagem.

1 | PLANO NACIONAL DE LEITURA DIGITAL
No portal do Plano Nacional de Leitura Ler+, há vários livros que se podem folhear no ecrã, alguns deles com possibilidades interativas, e ainda em versão audiolivro. Esta última possibilidade é particularmente útil para as crianças que ainda não sabem ler, e que podem assim virar as páginas enquanto ouvem a narração da história. Os livros estão organizados em seis coleções: Zero Desperdício, Cidadania, Livros do Oriente, Concelhos de Portugal, Catástrofes, Alimentação Segura, Saudável e Sustentável. Estão também organizados por idades, dos 5 aos 15 anos, com obras ilustradas para os mais novos – com títulos como “A magia do pequeno-almoço” ou “O príncipe preguiçoso” – e outras mais orientadas para temas de sociedade para os mais velhos. Todo o site tem recursos digitais, como vídeos e podcasts, mas pode ir diretamente à biblioteca digital através do link aqui indicado.
Web: planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca

2 | BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL
É um lugar para gostos especiais, que conta com uma grande reserva de documentos para bibliófilos, como uma coleção de espólios com manuscritos, imagens de livros e cadernos, fotografias e entrevistas (entre outros materiais, como áudios de poemas ditos) de autores como Sophia de Mello Breyner Andresen, José Saramago, Camilo Pessanha, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Rómulo de Carvalho e Vitorino Nemésio. Possui também outras raridades entre as suas coleções, como partituras, iconografia, periódicos e cartografia. Tem ainda livros de muitos autores e, na sua condição de Biblioteca Nacional, está integrada numa rede de várias outras bibliotecas. Este site proporciona tempo bem passado para curiosos e apaixonados pelas maravilhas do papel impresso, no seu valor patrimonial e histórico.
Web: bndigital.bnportugal.gov.pt

3 | LUSO LIVROS
Este site é um pequeno paraíso para quem gosta de livros eletrónicos, mesmo que a oferta seja orientada para a literatura portuguesa. Quem não anda a adiar mergulhar na obra de Raúl Brandão ou em alguns títulos especiais da vastíssima e suculenta obra de Camilo Castelo Branco? Esta pode ser a oportunidade de descarregar edições atuais destes e de vários outros autores, de Bocage a Eça de Queiroz, com os livros organizados por categorias como contos ou romances. Tem ainda uma ferramenta útil: um tutorial sobre como descarregar e armazenar livros no computador, tablet e telemóvel (em Android e IOS).
Web: luso-livros.net

4 | PROJECTO ADAMASTOR
É uma biblioteca de obras em domínio público (livres de direitos de autor) convertidas em formato de ebook, com uma ferramenta de pesquisa que pemite selecionar autores, géneros ou coleções. É muito focada em autores portugueses, mas não só: está lá o Hamlet, de Shakespeare. Apresenta também outros recursos, como entrevistas a autores sobre leitura e ligações a sites de literatura e a podcasts literários.
Web: projectoadamastor.org




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend