No Porto há uma livraria-oficina criada por um poeta

A Livraria Edições 50kg é alfarrabista, oficina de encadernação, tipografia e restaura de livros. (Fotografia de Igor Martins/GI)
Livros novos e velhos, raros e curiosos partilham o espaço com as máquinas de prelo, tipos e as capas em pele com que Rui Azevedo Ribeiro restaura obras antigas e produz as suas edições. A loja, no Porto, está na frente e a oficina com peças de museu fica nas traseiras.

A editora-livraria-oficina chama-se 50kg porque quando Rui Azevedo Ribeiro comprou a sua primeira máquina de prelo quis saber quanto pesava, porque teria de a carregar até ao terceiro andar sem elevador onde vivia. O vendedor respondeu “mais ou menos 50 quilos”. Graças às máquinas que salvou da sucata, de uma tipografia que encerrou, estava encontrado o nome para a sua editora de “plaquettes” de poesia (com obras suas e de outros poetas) e, desde há alguns meses, também do espaço onde se mistura o afã do alfarrabista com a paixão e minúcia do encadernador.

Tem três máquinas de prelo na oficina nas traseiras da livraria, um espaço de notável arrumação, onde se podem admirar essas preciosidades, o seu catálogo de tipos de chumbo e os recantos onde compõe, restaura livros e cria capas , com a sua especialidade de dourador – aprendeu o ofício de dourador há 10 anos. “Fui a uma casa de encadernação e perguntei se aceitavam um aprendiz. Olharam para mim um bocado de lado porque estavam habituados a alunos das Oficinas de São José”, recorda.

Não contavam com um aprendiz que era professor de Economia no ensino secundário que, curiosamente, despertara já adulto para a paixão pelos livros. “Comecei a ler tarde, já na faculdade. E passava a maior parte do tempo a comprar livros e a ler”, conta.

No final do ano passado, abriu a livraria como complemento da oficina e ali um aficionado dos livros encontra amparo para conversa e alguém que compreende as suas manias. Rui Ribeiro tem nas estantes obras de literatura para todos os gostos (incluindo uma secção em francês e inglês), poesia, revistas de vários tipos, História e geografia, incluindo primeiras edições e algumas raridades – como livros da Editora &etc, entre eles “Cobra”, de Herberto Helder, e ainda “O bispo de Beja”, o primeiro livro censurado depois do 25 de Abril de 1974.

 

Esta edição de “Cobra”, de Herberto Helder, é um dos livros raros que ali se encontram, com um preço a rondar os 400 euros. (Fotografia de Igor Martins/GI)

 

Peças de Museu

Rui foi guia do museu de imprensa e por isso visitar a oficina é mais do que apreciar as belas máquinas antigas. pode-se e deve-se fazer perguntas a este artesão de ofícios do passado.

 

Livraria Edições 50kg
Rua de Faria Guimarães, 137
Tel.: 919009224
Web: edicoes50kg.blogspot.com
Terça a sábado, das 10h às 13h30 e das 14h30 às 19h.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend