Lisboa: vem aí um ciclo de cinema japonês gratuito

O filme "Dear stranger" integra o ciclo. Imagem: (c)2016 "DEAR ETRANGER" Film Partners
Os filmes estão de volta ao Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa: o ciclo “Sozinhos juntos”, dedicado ao cinema japonês contemporâneo, realiza-se entre 28 de Agosto e 19 de Setembro. As sessões são gratuitas, devendo os bilhetes ser levantados no próprio dia.

Quatro filmes centrados nas relações humanas, sejam de índole romântica, familiar, social ou profissional, e com grande carga melancólica. Eis o que esperar daquele ciclo de cinema, exibido à sexta e ao sábado e legendado em português. Cada película é exibida em duas datas.

O primeiro filme apresentado, no dia 28 de agosto, com repetição em 12 de setembro, é “The Tokyo night sky is always the densest shade of blue” (2017), de Yuya Ishii. Aqui, conhecemos Mika, enfermeira durante o dia e anfitriã de um “bar feminino” à noite, e Shinji, trabalhador da construção civil.

“Tokyo Night Sky”
(c) 2017 THE TOKYO NIGHT SKY IS ALWAYS THE DENSEST SHADE OF BLUE Film Partners

Nos dias 29 de agosto e 4 de setembro é a vez de “Dear Stranger” (2017), de Yukiko Mishima, que gira em torno de um homem de 40 anos que vê a vida alterar-se com a gravidez da mulher e uma despromoção no trabalho.

Já “Three Stories of Love” (2015), de Ryosuke Hashiguchi, conta três histórias: a de Atsushi, tornado viúvo após um homicídio não premeditado; de Toko, que enfrenta o desinteresse do marido; e de Shinomiya, advogado homossexual a braços com um amor incompatível. Para ver nos dias 5 e 11 de setembro.

“Three Stories of Love”
© Shochiku Broadcasting / Arc Films

O ciclo termina com a exibição de “Life on the longboard 2nd wave” (2019), de Ichiro Kita, nos dias 18 e 19 de setembro. É uma história de renascimento, protagonizada por um surfista que, diante de umas boas ondas, esquece trabalho e demais compromissos, até que a namorada o expulsa de casa.

A iniciativa, que assinala 160 anos de relações diplomáticas entre o Japão e Portugal, é uma coorganização da Embaixada do Japão, da Fundação Oriente, da Japan Foundation e da Câmara Municipal de Nishinoomote.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend