Há uma caça ao tesouro espalhada pelas termas da zona Centro

Há uma caça ao tesouro espalhada pelas termas da zona Centro
Uma caça ao tesouro com peças escondidas em locais estratégicos de estâncias termais: a nova iniciativa da Termas Centro já começou e aposta no geocaching para dar a conhecer o seu património natural e cultural.

Uma caça ao tesouro espalhada pelas 20 estâncias termais da região Centro, que vai contar com 50 peças para descobrir, estando 12 das quais já escondidas e instaladas pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, que aposta agora no geocaching, uma atividade que reúne cada vez mais entusiastas.

É feita ao ar livre, em família ou isoladamente, e consiste em encontrar objetos georreferenciados (as peças geocache) que estão escondidas em locais públicos. Os praticantes começam por verificar as indicações de cada local no site www.geocaching.com e chegam aos “tesouros” utilizando um dispositivo com sistema recetor de GPS, que pode ser um simples telemóvel. No final, a ideia é registar e partilhar as experiências com a comunidade geocacher nas redes sociais.

Nesta primeira fase, as primeiras 12 peças deste tesouro escondido foram colocadas em locais estratégicos de cinco estâncias das Termas Centro no distrito de Viseu: Alcafache, Carvalhal, Felgueira, Sangemil e São Pedro do Sul. Os próximos distritos a entrar na atividade são os de Aveiro, Coimbra e Leiria.

Nas Termas de Alcafache já há geocaches para descobrir. (Fotos: Paulo Carvalho)

“Com esta rede, queremos estimular a vinda de novas pessoas às estâncias termais da região, a partir do momento em que seja possível circular em segurança. Esta é uma atividade muito interessante, uma verdadeira ‘caça ao tesouro’ que combate o sedentarismo, promove a saúde e bem-estar e permite a exploração do património natural e cultural envolvente das termas, uma vez que os locais das geocaches são escolhidos pela sua importância histórica e cultural”, explica Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro. Saiba mais sobre as Termas Centro aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend